terça-feira, 13 de janeiro de 2015

China leva destaques do futebol no Brasil que os maiores da Europa ignoram. Decadência

Ricardo Goulart vai jogar... na China. O glorioso Guangzhou Evergrande será o novo time do ganhador da Bola de Ouro Placar/ESPN em 2014. Também foi para lá que quatro anos antes Dario Conca rumou, contratado pelo mesmo clube após protagonizar a conquista do título brasileiro de 2010 e faturar a premiação.
Se lamentávamos por aqui o fato de os melhores jogadores em ação no Brasil saírem até precocemente para clubes europeus, estes agora chegam a ignorar nossos destaques. Nenhum clube médio sequer ousou levar Goulart para uma liga de peso no "Velho Mundo". Os grandes então, sequer tomaram conhecimento.
DIVULGAÇÃO
Ricardo Goulart foi anunciado como novo reforço do Guangzhou Evergrande
Ricardo Goulart foi anunciado como novo reforço do Guangzhou Evergrande
Sondagens, propostas, intenções podem ter ocorrido, mas o fato é que, a exemplo do ótimo argentino em 2011, neste ano o eficiente destaque Celeste seguirá para a China. O que parecia, não faz muito tempo, um mercado alternativo, capaz de atrair os medianos ou em fim de carreira, virou destino prioritário para alguns dos melhores atletas em ação por aqui.
Nos dez últimos anos apenas este clube chinês contratou mais de um ganhador do prêmio (veja abaixo). Além disso, a única grande negociação de um Bola de Ouro envolveu Neymar, estrela solitária como "extra classe" na atualidade entre os brasileiros e estrangeiros que passaram ou seguem por aqui.
Decadência!

ARTE
Os vencedores da Bola de Ouro da revista Placar e da ESPN de 2005 até 2014 e seus destinos
Os vencedores da Bola de Ouro da revista Placar e da ESPN de 2005 até 2014 e seus destinos