segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Atlético-MG vence, volta ao G-4, e São Paulo perde vice-liderança


Veja o gol de Atlético-MG 1 x 0 São Paulo
Um gol de Luan aos 26 minutos do segundo tempo garantiu a vitória por 1 a 0 do Atlético-MG sobre o São Paulo, neste domingo, na Arena Independência e recolocou a equipe alvinegra de volta no grupo dos quatro primeiros que se classificam à Copa Libertadores, na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o Tricolor deixa de ser o principal perseguidor ao líder Cruzeiro, que também hoje foi derrotado por 3 a 0 pelo Flamengo, o segundo revés seguido da equipe celeste de Belo Horizonte e continua com 56 pontos.
O time do Morumbi cai para a terceira posição, com 50 pontos, um a menos que o Internacional, que venceu o Fluminense por 2 a 1.
Neste domingo, o São Paulo começou melhor e levou perigo tendo como arma Alexandre Pato. Os donos da casa responderam com André. No segundo tempo, o Atlético foi dominante, até marcar com Luan, que aproveitou passe de Alex Silva e a presença do lateral esquerdo Reinaldo dentro da área garantido a posição legal.
Na próxima quarta-feira, o Galo, derrotado por 2 a 0 pelo Corinthians na ida das quartas de final da Copa do Brasil, tenta reverter a desvantagem, no Mineirão. Pelo Brasileiro, o adversário seguinte é a Chapecoense, sábado que vem, em casa.
O São Paulo visita o Huachipato, no Chile, também na quarta, pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana - ganhou por 1 a 0 no Morumbi, e no sábado, recebe o Bahia, pela Série A.
O jogo
O duelo no Horto começou com equilíbrio de forças, mas jogando em casa, o Atlético-MG procurou manter a posse de bola no campo ofensivo por mais tempo. Taticamente, as duas equipes vieram para a partida com três atacantes, o que deixou espaços no meio-campo, gerando um duelo aberto com mineiros e paulistas querendo a vitória.
Sem a bola, os jogadores de frente recuavam no mínimo até o meio-campo para ajudar na marcação, mostrando que mesmo Atlético-MG e São Paulo bastante desfalcados, a disciplina tática prevaleceu. Aos oito minutos, o Tricolor teve grande chance de abrir o placar em chute de Pato, que parou nas mãos de Victor, que fez grande defesa.
O time do técnico Muricy Ramalho dificultou muito as jogadas de criação do Atlético-MG ao pressionar a saída de bola, obrigando zaga atleticana a dar o tradicional chutão na ligação direta para o ataque. A principal alternativa alvinegra para agredir o São Paulo foi nas jogadas de bola parada, cobranças de falta, escanteio e laterais direto na área.
Após os 20 minutos, o Galo mudou a estratégia de jogo, procurando explorar mais os lados do campo com Luan, Maicosuel e Carlos caindo pelas pontas. Pelo lado do Tricolor, Muricy centralizou as ações em cima de Alex Silva, que atuou improvisado na ala esquerda. Melhor para o São Paulo, que aos 26, teve mais uma oportunidade clara de gol com Pato, que desviou cruzamento acertando a trave de Victor.
O primeiro tempo terminou sem gols no Independência, mas os dois times se empenharam bastante para abrir o placar, mesmo no forte calor que castigou a capital mineira. O equilíbrio predominou, mas o São Paulo conseguiu criar as melhores chances de balançar a redes.
O cenário na etapa final mudou pouco em relação aos 45 primeiros minutos. O Galo procurou atacar mais, usando em excesso as bolas alçadas na área, enquanto o Tricolor chegou com mais facilidade tocando a bola. Kardec perdeu boa chance para os visitantes ao driblar Victor e errar o alvo na hora da finalização.
Peça de maior movimentação na equipe mineira, Luan deu muito trabalho para os zagueiros do time paulista, participando da maior parte das jogadas ofensivas. Percebendo as dificuldades do Galo, a torcida passou a se manifestar mais nas cadeiras do Horto, empurrando o time para cima dos visitantes.
O apoio quase deu resultado aos 15 minutos, quando André recebeu cruzamento perfeito na área e tentou finalizar de bicicleta, furando na jogada, fazendo a torcida perder definitivamente a paciência com atacante, que não marca gols e não consegue jogar bem. Sem alternativa, Levir Culpi sacou o atleta para a entrada de Marion.
A alteração melhorou o Atlético-MG, que passou a ter as rédeas do jogo, atacando mais e acuando o São Paulo no campo de defesa. Aos 26, Alex Silva fez bela jogada individual e deu assistência açucarada para Luan, que saiu na cara de Rogério Ceni, deslocando o goleiro e explodindo o Independência em alegria com o Galo abrindo o placar.
Com a vantagem no marcador, o Atlético-MG passou a diminuir o ritmo, marcando o São Paulo com praticamente todo o time atrás da linha do meio-campo, na famosa retranca para conter a pressão do Tricolor. Os mineiros ainda esboçaram alguns contra-ataques, mas até o apito final, a equipe do Morumbi tentou o empate.
FICHA TÉCNICA 
ATLÉTICO-MG 1 X 0 SÃO PAULO


Local : Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG) 
Data: 12 de outubro de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília) 
Árbitro: Marielson Alves Silva (CBF-1/BA)
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira (CBF-1/BA) e Adson Marcio Lopes Leal (CBF-1/BA)
Cartão amarelo: Denilson (São Paulo)
Gol: ATLÉTICO-MG: Luan, aos 26 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Edcarlos e Alex Silva; Leandro Donizete, Dátolo e Maicosuel (Cesinha); Luan (Josué), Carlos e André (Marion) 
Técnico: Levir Culpi
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Hudson, Antônio Carlos, Edson Silva e Reinaldo; Denilson, Maicon (Boschilia) e Michel Bastos; Alexandre Pato (Luís Fabiano), Osvaldo (Ewandro) e Alan Kardec 
Técnico: Muricy Ramalho