terça-feira, 5 de agosto de 2014

Pela primeira vez em 15 anos, Brasileirão é dominado pelos melhores ataques e por quem mais busca o gol

O Cruzeiro é o líder do Brasileirão e tem o melhor ataque da competição depois de treze rodadas. O Fluminense é vice-líder e tem o segundo melhor ataque. A situação não acontecia nesta altura do Campeonato Brasileiro desde 1999, quando o líder Corinthians e o segundo colocado, o São Paulo, tinham os melhores ataques da competição.
Outro índice indica que esta edição do campeonato tem premiado quem busca o gol. Os três primeiros da tabela são também os que mais finalizam certo. O Cruzeiro acertou o gol 79 vezes em treze rodadas, o Fluminense 76 vezes e o Internacional 67 vezes -- na soma dos chutes errados, o Inter finaliza mais do que o Cruzeiro.
A última vez que o Brasileirão terminou com o campeão com o melhor ataque e o vice com o segundo melhor ataque foi na edição de 2004. Naquele ano, o Santos alcançou 103 gols em 46 jogos, o maior número de gols em uma edição do campeonato em todos os tempos.
O Brasileirão foi dominado pelas defesas entre 2006 e 2012, período em que o time com menor número de gols sofridos ficou com o título cinco vezes e quem fez mais gols não levantou a taça nenhuma. No ano passado, quem buscou o gol foi premiado. O Cruzeiro marcou 77 vezes em 38 partidas e o título foi seu. Mas o vice-campeão, o Grêmio, teve o pior ataque entre os oito primeiros da tabela. 
Os 29 gols em 13 rodadas do Campeonato Brasileiro representam o maior índice depois de treze rodadas na história dos pontos corridos. 
PVC
Corinthians de 1999: há quinze anos, o ataque dominava o Brasileirão
Corinthians de 1999: há quinze anos, o ataque dominava o Brasileirão