terça-feira, 5 de agosto de 2014

Fluminense de Cristóvão Borges tem índice de acerto de passes melhor do que Alemanha na Copa

O Fluminense não é o time com maior número de passes do Campeonato Brasileiro, mas é quem tem o melhor índice de acerto. O Flu acerta 91,7% de um total de 4921 passes. Não é o time que mais troca a bola no campeonato -- está atrás de São Paulo e Cruzeiro. Mas é quem menos erra: 8,3% apenas.
A comparação com a Alemanha é incrível. Na Copa, a Fifa atribuía 80% de passes certos para a Alemanha e 20% de erro. A contagem da empresa Footstats, que produz conteúdo para os canais ESPN, é mais confiável e aproxima os alemães do Fluminense. Mas não a faz superar: "Não entendemos a contagem da Fifa, mas achamos a nossa mais confiável", diz José Eduardo Romanini, da Footstats. 
Para a empresa, a Alemanha acertava 91,6% dos 4035 passes durante os sete jogos da Copa. Percentualmente, a quantidade de erro do Fluminense é praticamente igual: 91,7% para o Flu x 91,6% para a Alemanha.


Os alemães trocam mais passes em média por jogo: 576 x 378. O Flu não é o time da posse de bola pura, não é o que mais trabalha com bola no pé. Mas erra pouco. É um dos grandes méritos da equipe de Cristóvão Borges, vice-líder do Campeonato Brasileiro.