quinta-feira, 17 de julho de 2014

Rumo a Lugar Nenhum.

TheEndIsNear
O retorno do Flamengo das férias forçadas foi catastrófico. Nem tanto pelo resultado, já que o futebol é, indiscutivelmente, o esporte mais filha da puta do mundo e muitas vezes o que está escrito no placar guarda pouca relação com a realidade. A catástrofe se deu por causa da maneira de jogar do Flamengo.
Indolente, sem fôlego, apático e de boca aberta, o Flamengo poderia ter levado uma sacode espetacular na noite macaense. Esculacho que só não aconteceu porque o time do Atlético Paranaense é ainda mais sem vergonha e ordinário do que o nosso. Mas como a atividade-fim do Flamengo não é ser menos ruim do que nossos genéricos menos votados, perder de pouco pra esses lepras não nos serve de consolo.
Quando os seis jovens remadores se enfiaram na baleeira Pheruza e enfrentaram indomitamente a travessia da Baia da Guanabara, no longínquo 1895, eles não estavam indo dar um rolê em Niterói. Eles estavam fundando uma Nação onde a coragem e a bravura seriam atributos pessoais obrigatórios para cada integrante. E hoje, passados 118 anos, nos perguntamos onde foi parar essa coragem, cadê a bravura?
Certamente tais atributos seguem presentes e operantes na torcida, um exemplo para qualquer outra no mundo. Tão brava que, para o espanto do mundo, teve uns tarados que se deslocaram até Macaé pra testemunhar aquela afronta ao nosso nome. Mas cadê a coragem do time? Cadê a coragem da diretoria? Nem adianta falar muito do nosso elenco, é fraco e está muito longe das nossas tradições, tanto técnica como espiritualmente. Com raríssimas exceções o time do Flamengo hoje é um bando indigno de envergar o Manto.
Mas cadê a coragem da diretoria pra cortar na carne e extirpar as pústulas que estão infeccionando todo o organismo? Nossos galácticos executivos tiveram mais de 40 dias pra botar o pau na mesa e se livrar de Leo Moura, André Santos, Elano, Felipe, entre outras bombas, e nada fez. Não foi capaz sequer de implantar uma linha dura no departamento de futebol, até agora acéfalo. O time só joga quando quer e nesse 2014 parece querer nunca.
Todo o bom-mocismo institucional exaltado pelo Presidente Bandeira não vale nada se dentro de campo o Flamengo se comporta como o mais abjeto dos sonegadores. E cá pra nós, pra jogar mal desse jeito nossos mulambos não precisam estar com os salários em dia e nem das superestimadas CNDs. Eles já eram capazes de passar vergonha sem todo esse sacrifício fiscal.
A escalação inicial do time, com a nata do chinelismo como titular, indica que Ney Franco ou não tem o poder que deveria ter ou é outro indolente disposto a empurrar os problemas com a barriga e esperar pra receber sua merreca no fim do mês. Em qualquer uma das hipóteses transparece a péssima atuação da diretoria no futebol. Ou escolheram muito mal o treinador ou não estão lhe dando o respaldo necessário para executar as mudanças das quais o time depende para não passar ainda mais vergonha.
A ignorância do torcedor do Flamengo em rebaixamentos é clássica, realmente não temos a menor experiência no tema. Ignorância que de certa maneira justifica as analises desesperadas de quem já se considera rebaixado em plena 10a rodada de um campeonato com 38 datas. Mas se levarmos em consideração o que tem sido apresentado em campo esses vaticínios catastróficos não são um exercício ilegal da futurologia. Estamos mesmo indo pro buraco e até os idiotas já perceberam.
O torcedor, coitado, pode fazer muito pouco nessa hora. Ficar puto, xingar, deixar de contribuir com o sócio-torcedor, entre outras ações que servem apenas como desabafo e não trazem qualquer resultado prático. Quem tem que trabalhar e mostrar resultado é a diretoria. Se liguem, carecas! O futebol do Flamengo é um assunto sério. Sério demais para deixar que seja resolvido por esses jogadores.
Muito a contragosto confesso que não sei qual é a solução. Só sei que daqui da lanterna a visão do futuro é extremamente sombria.
Mengão Sempre
≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈
≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈ΩΩΩΩ
Rubro-negro bem vestido, me ajuda a acabar com os perebas no time do Flamengo. Entra logo no sócio torcedor.