quinta-feira, 17 de julho de 2014

Botafogo perde pro sport fora de casa

RECIFE - Na sua décima partida no Brasileiro, o Botafogo conheceu sua quinta derrota, na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro. A vitória de 1 a 0 do Sport mantém o alviengro com apenas nove pontos e novamente ameaçado de entrar na zona de rebaixamento. O jogo de muitos erros de passe ficou marcado pelo golaço de Neto Baiano, num chute a pelo menos 40 metros de distância do gol.
Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Coritiba, no sábado, em Volta Redonda, enquanto o Sport visita o Goiás, no domingo.
— É sempre difícil jogar na Ilha do Retiro. Tomamos um gol que é até difícil comentar, um chute de muita felicidade. Aí, ficamos atrás e tivemos de sair mais para o jogo, ficou complicado — disse o lateral-direito Lucas à saída de campo.
O Botafogo começou o jogo de forma razoavelmente bem postada em campo. À frente dos volantes Gabriel e Bolatti, quatro jogadores bem ofensivos: Wallyson e Yuri Mamute pelos lados, e Zeballos se aproximando de Émerson no comando do ataque. O time tinha organização e ficou com o controle da bola por mais tempo.
A defesa pernambucana, porém, conseguia impedir a criação de chances claras de gol. A única que o Botafogo teve foi lamentavelmente desperdiçada por Zeballos, que dominou a bola com liberdade perto da marca do pênalti e tinha o canto direito do goleiro Magrão todo aberto, mas chutou para fora. Do outro lado, o Sport também não conseguia penetrar na área alvinegra.
O jogo caminharia para o intervalo empatado não fosse pela presença de espírito e precisão do atacante Neto Baiano, que surpreendeu a todos na Ilha do Retiro, principalmente o goleiro Andrey. Aos 43, ele arrancava com a bola no meio-campo, quando, ainda ao lado do círculo central, percebeu o goleiro do Botafogo adiantado e resolveu chutar dali mesmo. Além da força exata para que a bola chegasse ao gol, o chute tambám foi com efeito, o que confundiu totalmente Andrey em sua corrida para voltar para debaixo das traves. No fim, goleiro e bola nas redes e uma ovação ao autor do golaço.
— É preciso estar atento a todos os momentos num jogo. Percebi o goleiro adiantado e resolvi arriscar. Foi um golação — disse Neto Baiano no intervalo.
SEM ALTERAÇÕES NO SEGUNDO TEMPO
O Botafogo voltou para o segundo tempo sem alterações, e sentia falta de quem armasse o jogo. Com Wallyson, Mamute, Emerson e Zeballos adiantados, Gabriel e Bolatti ficavam sobrecarregados no meio.
Por volta dos 15 minutos, o técnico Vágner Mancini tentou corrigir o problema, lançando Carlos Alberto e Gabriel nas vagas de Zeballos e Mamute.
O panorama não melhorou muito. O Sport acertou a marcação e o Botafogo passou a jogar pior que no primeiro tempo e não conseguia se aproximar da área rubro-negra. O Sport controlava o jogo no meio-campo, mas também pecava nos passes quando chegava ao ataque.
Já nos acréscimos, o Botafogo teve sua melhor chance no segundo tempo, mas Carlos Alberto cabeceou para fora quando estava livre, a poucos metros do gol.
SPORT 1 X 0 BOTAFOGO
LOCAL: Ilha do Retiro, Recife (PE)
ÁRBITRO: Francisco Carlos Nascimento (AL)
AUXILIARES: Esdras Mariano de Lima (AL) e Carlos Jorge Titara da Rocha (AL)
CARTÕES AMARELOS: Lucas e Gabriel (Botafogo); Rithely (Sport)
PÚBLICO: 19.530
GOL: Neto Baiano 43'1°T (1-0)
SPORT: Magrão; Patric, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Wendell, Zé Mário, Érico Júnior (Danilo, aos 7'/2°T) e Felipe Azevedo (Ananias, aos 18'/2°T); Neto Baiano (Leonardo, 25'/2°T). Técnico: Eduardo Baptista.
BOTAFOGO: Andrey, Lucas, Bolívar, Dória e Junior Cesar; Gabriel, Bolatti (Jorge Wagner, aos 31'/2°T) e Zeballos; Wallyson (Carlos Alberto, aos 14'/2°T), Yuri Mamute (Daniel, aos 18'/2°T) e Sheik. Técnico: Vagner Mancini.





Lucas (à esquerda) e Neto Baiano disputam a bola - Diego Nigro / JC Imagem / Agência O Globo