terça-feira, 8 de julho de 2014

Polícia prende suspeito de articular venda ilegal de ingressos da Copa-2014

GETTY
Ray Whelan
Ray Whelan é suspeito de liderar venda ilegal de ingressos no Mundial
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu o suspeito de liderar um esquema de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo de 2014.
Diretor da 'Match', empresa exclusivamente autorizada pela Fifa para comercializar pacotes de ingressos e camarotes, Ray Whelan foi preso no Copacabana Palace, nesta segunda-feira, sob a acusação de articular o esquema milionário. O mandado foi expedido pelo Juizado Especial do Torcedor.
Jamil Chade revela prisão de suspeito de liderar venda ilegal de ingressos
A Polícia chegou ao nome do suspeito graças à gravação de 900 registros telefônicos autorizada pela Justiça na 'Operação Jules Rimet', que, na semana passada, já havia levado 11 pessoas à cadeia.
As ligações e mensagens eram originárias ou tinham como destino o número de um celular oficial da Fifa. Nas chamadas rastreadas, foi feita a associação de Whelan com o franco-argelino Lamine Fofana, que até então era tido como o principal líder do esquema
A operação Jules Rimet é resultado de pelo menos um mês de investigações da polícia e do Ministério Público e apreendeu mais de cem ingressos, além de dinheiro e máquinas para pagamento com cartão de créditos.
As entradas eram destinadas a patrocinadores da Fifa, membros de comissões técnicas das seleções e clientes de camarotes.
Segundo a Polícia Civil, o lucro da quadrilha chegava até a R$ 1 milhão por jogo, podendo totalizar R$ 200 mi ao final do Mundial. Todos os envolvidos e presos no caso vão responder por crimes de lavagem de dinheiros, associação criminosa e cambismo.
A Match tem ligação com o sobrinho do presidente da Fifa. Phillipe Blatter é CEO da Infront Sports & Media AG, empresa que detém 5% de participação na Match. Os dois filhos de Ray Whelan são sócios da Match, mas não foram presos.
Copa das Copas? Fora de campo, cambistas acabam com sonhos de torcedores