terça-feira, 8 de julho de 2014

Agentes da Copa ajudam em prisão de condenado por crimes de tortura na Argentina

DIVULGACÃO
Luiz Eduardo Navajas é o chefe da Interpol no Brasil e participou da ação
Luiz Eduardo Navajas é o chefe da Interpol no Brasil e participou da ação
Com ajuda de agentes que trabalham na Copa, a Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira Salvador Siciliano, 74 anos, um dos torturadores argentinos mais procurados no país vizinho e cujo nome havia sido colocado na lista de difusão vermelha do Interpol. Ele é acusado de sequestro, homicídio, cárcere privado e tortura durante a ditadura nos anos 70.
Siciliano mudava de endereço com frequência e foi surpreendido em sua casa na cidade de Arujá, na região metropolitana de São Paulo.
O torturador pertencia ao grupo de extrema-direita Triple A (Aliança Anticomunista Argentina), que atuou como um grupo paramilitar durante o último governo de Perón e foi responsável por mais de 700 assassinatos.


O argentinovinha tendo os seus passos rastreados pelas autoridades e teve a sua prisão facilitada pela presença de policiais compatriotas ligados à Interpol no Centro de Cooperação Policial Internacional em Brasília. A estrutura de segurança do Mundial já conseguiu prender outros quatro procurados do exterior nos últimos 30 dias.