sábado, 24 de maio de 2014

Teliana pode obter primeira vitória em Grand Slam

Paris (França) - A segunda participação de Teliana Pereira num torneio de Grand Slam promete ser bem melhor. Primeira brasileira a disputar Roland Garros desde 1990, a pernambucana radicada em Curitiba estreará contra a pouco conhecida Luksika Kumkhum, tailandesa de 20 anos que é 115ª do ranking.

Caso obtenha vitória inédita nesse nível de torneio, Teliana deverá medir forças contra a romena Sorana Cirstea, cabeça 26, a quem derrotou há menos de dois meses na segunda rodada do Premier de Charleston, sobre o chamado 'saibro verde'. Foi então sua primeira vitória sobre uma adversária top 30.

Aos 25 anos, Teliana tem derrubado uma série de tabus do tênis feminino brasileiro nos últimos meses. Recolocou o Brasil na faixa do top 100 do ranking depois de 23 anos e também encerrou jejum de participações brasileiras em eventos de Grand Slam ao entrar no Australian Open de 2014, bem como foi a primeira a ganhar uma partida em eventos de nível Premier.

A atual temporada, no entanto, tem sido de altos e baixos. Não foi bem na Oceania, chegou na semi no saibro do Rio e parou na segunda em Florianópolis. Não entrou em Indian Wells e Miami, mas se recuperou e ganhou duas partidas em Charleston. Tentou se preparar para Roland Garros, mas parou nos qualis de Madri e Roma e nesta semana parou na estreia de Estrasburgo.

Kumkhum teve algumas boas partidas na fase de quadra dura deste ano, mas está fora das quadras desde o WTA de Monterrey, no começo de abril, não tendo disputado qualquer partida sobre o saibro europeu. Ela e Teliana jamais se cruzaram no circuito.