sábado, 24 de maio de 2014

A análise argentina de Gareca: jogo ofensivo e aversão às polêmicas


Gareca nega ódio por verde, elogia de Felipão a Luxa e garante estar pronto

Ricardo Gareca apresentou-se nesta sexta-feira ao Palmeiras, e parte da entrevista coletiva do técnico você assite no vídeo acima.
Abaixo, publico uma análise do ex-treinador do Vélez que recebi por email do jornalista argentino Elias Perugino, secretário geral de redação da revista argentina El Gráfico e profundo conhecedor de futebol, não apenas argentino.
"Ricardo Gareca é um ótimo treinador. Uma pessoa que transmite tranquilidade e confiança aos jogadores e que tem uma visão ofensiva do futebol. Gosta de jogadores com qualidade técnica e com capacidade de dar profundidade ao jogo.
No Vélez, contava com dois laterais que apoiavam bem o ataque, dois zagueiro que sabiam sair jogando, volantes mistos (com capacidade de marcação, mas que também sabiam jogar) e atacantes de boa qualidade. 
Em geral, ele gosta de atuar com um atacante externo e um centroavante (como era o próprio Gareca quando jogava), ainda que recentemente tenha utilizado Pratto, que é um centroavante com capacidade para recuar e armar o jogo como se fosse um meia.
Gareca é uma pessoa extremamente respeitosa, não gosta de polêmicas e costuma buscar o consenso, convencer as pessoas. Não costuma ter problemas com os jogadores com quem trabalha, de onde é possível concluir que conduz as coisas de forma transparente ao tratar com eles."
Por todas opiniões que temos ouvido a respeito de Gareca, aqui no Brasil mas principalmente na Argentina, parece tratar-se de ótima escolha. Resta saber como Gareca se saíra e se adaptará diante das particularidades e idiossincrasias do futebol brasileiro.
Porque, é claro, a avaliação de seu trabalho se baseará em uma coisa apenas. Resultados.