segunda-feira, 12 de maio de 2014

'Não sei como consegui virar', garante Sharapova

Madri (Espanha) - A russa Maria Sharapova conquistou um de seus títulos mais merecidos sobre o saibro. Em Madri, derrotou sicessivamente Na Li, Agnieszka Radwanska e Simona Halep, que são três das cinco melhores do ranking, e com isso assumiu a segunda posição no ranking da temporada feminina. O título deste domingo veio de virada, após um set desastroso e parciais de 1/6, 6/2 e 6/3.

"Que semana", comemorou Sharapova, que ganhou todos seus 11 jogos sobre o saibro nesta temporada. "No ano passado, eu perdi na decisão e desta vez eu queria dar um passo adiante". A russa parece mesmo adaptada ao saibro. Desde que perdeu na semi de Roland Garros de 2011, ela ganhou 46 de 49 partidas na superfície.

"Simona e eu jogamos duas vezes anteriormente, mas ela está num nível totalmente diferente agora", garantiu Sharapova, referindo-se às duas vitórias que obteve em 2012. "Não sei dizer como consegui reagir hoje. No primeiro set, não sabia como machucá-la, já que ela estava jogando muito firme. Tive de tentar coisas diferentes", garantiu. "Sabia que podia reagir".

Depois de cometer muitos erros em todo o primeiro set - foram 15, três vezes mais que a romena -, Sharapova conseguiu calibrar os golpes a partir do segundo set. Obteve quebras prematuras na segunda e terceira série, o que lhe deu confiança para aprofundar a bola com maior precisão. Assim, fechou o jogo com 22 winners, 18 deles obtidos após o primeiro set.

Para Halep, lhe faltou experiência: "Era minha primeira grande final, a terceira dela. A experiência fez diferença", assinalou. "Não estava nervosa. Joguei meu tênis, mas ela batia cada vez mais forte na bola e para mim ficou difícil acompanhar esse ritmo". Ela espera ter agora bom desempenho em Roma, mas não quer saber de favoritismos. "Vou jogo a jogo, vendo até onde posso chegar". Se a lógica prevalecer, ela cruzarpa novamente com Sharapova ainda na terceira rodada.