segunda-feira, 12 de maio de 2014

Gamova mantém hegemonia russa no Mundial de Clubes e dá show de voleibol

Melhor oposta do mundo comemora (Foto: FIVB)


Quando Gamova joga, com todo o talento que tem, já é difícil pra qualquer equipe do mundo enfrentá-la. Quando a melhor oposta do mundo conta com a ajuda das companheiras de equipe, que também “resolvem” jogar, aí é praticamente impossível vencê-la. Essa foi a tônica do Mundial de Clubes, que acabou hoje sagrando o russo Dinamo Kazan como melhor time do mundo.

Foi necessária pouco mais de uma hora, para o time liderado pela oposta bater o Osasco por 3 sets a 0. A ofensividade com que o time jogou foi notável. Foram 16 pontos de bloqueio, contra apenas 2 das brasileiras. No ataque, foram 45 a 30, mas com eficiência muito superior do time russo. A única jogadora brasileira que chegou aos dois dígitos foi Thaísa e por pouco: 10 pontos.

O esporte é resolvido dentro de quadra, mas desde o início do Mundial a equipe russa já dava indícios de que seria campeã e que todo o torneio giraria em torno delas. O Sesi teve o azar de cruzar com Gamova e cia na semifinal, pois – na minha opinião – proporcionou às adversárias um jogo mais duro do que o Osasco; ainda assim tem de ter muita boa vontade pra pensar que elas também venceriam o Kazan.

Esse time é o atual campeão da Champions League – torneio de clubes mais forte do mundo. A competição reúne os melhores times da Europa e eles investem pesado na contratação de atletas de ponta de todo o mundo. Bobagem achar que o Mundial revela a principal equipe do Globo.
 
Terceiro lugar

O Sesi precisou suar, mas conseguiu um lugarzinho no pódio. Venceu o Volero Zurich por 3 sets a 2. Devolveu o placar do jogo de estreia na competição, quando perdeu para esse time.
Ivna resolveu jogar. Fez 20 pontos. Fabiana fez 18, mas com aproveitamento superior ao da oposta.
O Sesi termina a temporada de forma positiva. Para quem estava desacreditado no início da Superliga, derrotar o favorito ao título da competição nacional, chegar a uma final e agora pegar pódio internacional, já é bastante coisa.
 
Premiação individual

MVP: Gamova (Kazan)
Oposta: Gamova (Kazan)
Ponteiras: Carcases (Volero) e Suelle (Sesi)
Meios: Thaísa (Osasco) e Moroz (Kazan)
Levantadora: Fabíola (Osasco)
Líbero: Ulanova (Kazan)