segunda-feira, 12 de maio de 2014

Hamilton vence a quarta seguida e assume a liderança do campeonato pela primeira vez

Getty
Lewis Hamilton liderou de ponta a ponta e ficou com a vitória no GP da Espanha, em Barcelona
Lewis Hamilton liderou de ponta a ponta e ficou com a vitória no GP da Espanha, em Barcelona
Eram favas contadas. Assim como já aconteceu nas primeiras quatro provas do ano, a Mercedes era favorita para ficar com a vitória no GP da Espanha, em Barcelona. Neste domingo, só restava saber qual dos dois pilotos da escuderia ficaria à frente. Deu Lewis Hamilton, que venceu pela quarta vez na temporada e, pela primeira vez, é líder do Mundial de Pilotos.
O britânico liderou a prova de ponta a ponta, saindo na pole position e guiando na frente durante todas as 66 voltas. Nem uma parada demorada o fez perder a dianteira. Nico Rosberg, seu companheiro de Mercedes, até ameaçou a vitória de Hamilton no fim, deixando a diferença entre os dois abaixo de um segundo nas últimas voltas da prova. Mas não houve ultrapassagem.
Com a vitória Hamilton, que também venceu na Malásia, Bahrein e China, chegou aos 100 pontos na temporada, enfim, ultrapassando Rosberg, que havia vencido a primeira corrida do ano, na Austrália - onde o britânico não completou -, e ficado na segunda colocação em todas as provas seguintes. Agora, o alemão fica com 97 pontos, na vice-liderança da disputa.
A nova dobradinha ainda concede a Mercedes um feito que não acontecia desde 2004, quando a Ferrari também conseguiu faturar cinco provas consecutivas no início da temporada da Fórmula 1. A escuderia também nunca havia conseguido emplacar um mesmo vencedor em quatro corridas seguidas. Para Hamilton, o triunfo foi o primeiro na Espanha, em oito corridas.
Getty
No topo do pódio: Lewis Hamilton comemora sua primeira vitória na Espanha, no GP de Barcelona
Lewis Hamilton comemora sua primeira vitória na Espanha
A terceira colocação também repetiu as posições do grid de largada, com o australiano Daniel Ricciardo mantendo sua posição para o pódio. Já o brasileiro Felipe Massa, que largou em oitavo, acabou caindo e terminou a prova no 13º lugar - o outro piloto da Williams, o finlandês Valtteri Bottas, teve melhor desempenho e acabou entre os dez primeiros, no quinto lugar.
Outra boa disputa entre companheiros de equipe foi entre os da Ferrari. Já a duas voltas do final da prova, Fernando Alonso conseguiu ultrapassagem sobre Kimi Raikkonen, para assumir o sexto lugar e levar a torcida espanhola ao delírio. O outro piloto da Red Bull, equipe de Ricciardo, o alemão Sebastian Vettel, acabou na quarta colocação.
A próxima prova da categoria é o Grande Prêmio de Mônaco em 25 de maio.
Confira o resultado final do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1:
1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
4: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
5: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
6: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
7: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
8: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
9: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
10 : Sergio Pérez (MEX/Force India)
11: Jenson Button (ING/McLaren)
12: Kevin Magnussen (DIN/McLaren)
13: Felipe Massa (BRA/Williams)
14: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
15: Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
16: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
17: Adrian Sutil (ALE/Sauber)
18: Jules Bianchi (FRA/Marussia)
19: Max Chilton (ING/Marussia)
20: Marcus Ericsson (SUE/Caterham)
Não completaram
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)