domingo, 2 de fevereiro de 2014

Técnico da Espanha na Euro-2008, Aragonés morre aos 75 anos

O ex-jogador e técnico Luis Aragonés, que dirigiu a seleção espanhola na conquista da Eurocopa-2008, morreu na manhã deste sábado em Madri, aos 75 anos, de uma "doença hematológica", segundo informou o hospital onde ele estava internado.
Em entrevista à rádio "Cadena Cope", o fundador do hospital, o traumatologista Pedro Guillén, afirmou que Aragonés foi vítima de leucemia.
"Tinha uma leucemia. Teve recaídas e foi internado nos últimos dois meses várias vezes, cada vez mais fragilizado. Essa complicação ele encarou com tranquilidade. Sofreu pouco porque não foi muito longa, mas sofreu", declarou.
A trajetória profissional de Luis Aragonés foi marcada por seus diferentes períodos defendendo o Atlético de Madrid.
Como jogador, ele atuou no clube entre 1964 e 1974, quando encerrou a carreira dentro dos gramados e assumiu o cargo de técnico da equipe. Ele voltaria a dirigir o time em outras três ocasiões, a última delas na temporada 2002-2003.
Aragonés foi ainda técnico da Espanha na Copa do Mundo de 2006 e na campanha vitoriosa da Eurocopa de 2008, que deu início a uma trajetória vitoriosa da "Fúria".
O "Sábio de Hortaleza", como era conhecido no futebol espanhol, vestiu a camisa da Espanha em 11 partidas, e como técnico dirigiu, além do Atlético de Madri, também Betis, Barcelona, Espanyol, Sevilla, Valencia, Oviedo, Mallorca e Fenerbahce.
Por meio de nota publicada em seu site, a Federação Espanhola de Futebol lamentou a morte de Aragonés.
"A Real Federação Espanhola de Futebol expressa sua dor e consternação pela morte de quem foi jogador e treinador de diversos clubes espanhóis e do mundo, e treinador da Espanha no começo de sua etapa mais gloriosa", dizia o comunicado.

Isto é Aragonés

  Ver em tamanho maior »
Stringer - 29.jun.2008/Reuters
AnteriorPróxima
Aragonés segura o troféu da Eurocopa-2008