terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Seedorf assume o pior Milan da história do novo formato do Campeonato Italiano

Pedro Henrique Torre/ESPN.com.br
Seedorf durante sua participação no Footecon, no Rio de Janeiro
Seedorf durante sua participação no Footecon, no Rio de Janeiro
'Buona Fortuna', em português, boa sorte, estava escrito na placa de agradecimento entregue pelo presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, durante o anúncio da aposentadoria de Clarence Seedorf como jogador futebol.
O meio campista holandês deixará as chuteiras para ser treinador do Milan e em sua primeira empreitada, realmente precisará de 'fortuna', sorte ou qualquer tipo de ajuda. De volta ao time italiano pelo qual fez carreira conquistando dez títulos de expressão durante dez anos, entre 2002 e 2012, Seedorf encontrará o pior Milan dos últimos tempos.

O 'Rossonero' nunca terminou o primeiro turno da liga nacional em situação tão ruim desde que o campeonato passou a ter 20 times - em 2004/05 - como agora.

Disputadas as 19 rodadas iniciais do 'Calcio', o Milan está em 11° lugar e tem apenas 22 pontos, 30 a menos que a líder Juventus e só seis a mais que o Bologna, 17° colocado e primeiro time na zona de rebaixamento. Desempenho que custou o cargo de Massimiliano Allegri e motivou a contratação antecipada de Seedorf - o atleta já era cotado para assumir a vaga, mas no meio do ano, depois de disputar a Libertadores pelo Botafogo.
Getty
Massimiliano Allegri (esq), técnico do Milan, e o meia Clarence Seedorf durante coletiva da Uefa Champions League
Allegri, ex-técnico do Milan e Seedorf, então jogador

O pior desempenho do Milan no primeiro turno deste formato do Campeonato Italiano até então havia sido registrado na temporada 2006/07, quando a equipe ficou em quinto lugar, a 11 pontos do grupo dos clubes que iriam para a Série B.

Naquela temporada, diferentemente de hoje, o elenco milanista era estrelado e tinha Dida, Cafu, Maldini, Nesta, Pirlo, Kaká, Ronaldo e o próprio Seedorf.

Antes disso, em 1997, com 18 times na liga, a então equipe de Fabio Capello encerrou a competição justamente na 11ª posição, a seis pontos do Cagliari, 15° e rebaixado. Foi a pior campanha da história recente do Milan, que caiu para a Série B apenas uma vez, em 1980, por envolvimento no escândalo de apostas 'Totonero', do qual também fez parte o ex-atacante Paolo Rossi, algoz da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982.
Segundo o jornal 'Gazzetta Dello Sport', Seedorf assinará contrato de dois anos e fará sua estreia já no próximo domingo, contra o Verona, em casa, pelo Campeonato Italiano.