Cada vez mais me apaixono por esse negócio chamado futebol. Ele é cruel, muitas vezes, te decepciona, te deixa para baixo, faz você pensar se tudo aquilo vale a pena. Mas no final sempre vale, vencendo ou perdendo.
E basta acompanhar algumas torcidas para ter toda essa certeza. Duas, por exemplo, acompanhei de perto nesta semana. Uma brasileira, da Ponte Preta, e uma argentina, do Lanús.
Fui a diversos países da Europa e a muitos jogos de futebol no Velho Continente. No Brasil sempre fui rato de arquibancada, e não apenas do meu time. Nunca havia ido a uma partida na Argentina, porém. E me surpreendi de maneira impressionante.
Os pontepretanos deram um show no Pacaembu e foram em peso a Buenos Aires. Mais de quatro mil marcaram presença nas ruas da cidade e acompanharam o time no estádio Néstor Díaz Pérez. Prova de amor incondicional, de uma torcida que sofre por um título importante há mais de um século.
Reuters
Criança torce pela Ponte Preta no Estádio do Lanús durante a final da Sul-Americana
Criança torce pela Ponte Preta no Estádio do Lanús durante a final da Sul-Americana
E vi, principalmente, os fanáticos do Lanús lotarem o palco da final da Copa Sul-Americana. E não apenas o palco, porque as ruas ao redor da cancha estavam tomadas desde as quatro da tarde, sendo que a bola rolou somente às nove da noite.
Eu já sabia de toda paixão do argentino por seus times, mas presenciar de perto isso é diferente. O Lanús é um club de barrio, como eles dizem, pequeno. Lanús é um município na grande Buenos Aires, e lá todos torcem para o clube local. Assim como em outras regiões da província.
A festa deles antes, durante e depois da vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta foi impressionante. Impressionante de verdade. Os próprios jornalistas argentinos, ao meu lado, mostravam cara de espanto com o que estava acontecendo.
Com as imagens abaixo, consegui captar um pouco disso, mas sem o fervor do momento. Isso só é possível olhando nos rostos de todos que estiveram no estádio. Rostos apaixonados por um time de futebol. Emocionante demais.
Foguetório, bandeirão e muita festa do Lanús; Veja imagens exclusivas da final da Copa Sul-Americana