sábado, 30 de novembro de 2013

Caseira, Teliana destaca maior tranquilidade no ano

creditoPor Felipe Priante
Maior destaque do tênis feminino do país em 2013, a pernambucana Teliana Pereira teve um ano praticamente inesquecível. Ela quebrou vários jejuns na temporada: foi a primeira brasileira a disputar a chave principal de um WTA em seis anos, em Bogotá, e ainda alcançou o tão sonhado top 100, marca obtida no final de julho, algo que nenhuma compatriota havia conseguido desde abril de 1990, quando Andrea Vieira foi a 95ª do mundo.
De quebra, Teliana vai terminar o ano entre as 100 primeiras, o que lhe garantirá uma vaga no Australian Open, acabando com outro longo jejum de 20 anos sem uma brasileira em uma chave principal dos quatro maiores torneios do circuito. Para ela, o segredo de toda essa grande temporada foi a tranquilidade.
"Sempre trabalhei muito, mas às vezes faltava a tranquilidade de perder um jogo no 7/6 e falar: 'tudo bem acontece'. Eu me abalava muito com a derrota. Esse ano eu vi que faz parte de vida, amadureci muito e espero continuar progredindo, temos sempre que olhar para frente. Quero fazer isso no ano que vem também", comentou Teliana, que pouco a pouco vai ganhando mais espaço com suas conquistas.
"Com certeza o tênis feminino vai passar a ter mais espaço na mídia, sei que outras meninas que me veem ali no top 100 vão acreditar que também podem e isso me deixa super feliz, porque não é impossível, é apenas questão de acreditar. Eu passei por isso neste ano e vi que posso alcançar objetivos maiores", afirmou a pernambucana. Ela espera que o seu sucesso motive outras meninas a busca o mesmo êxito.
O bom desempenho em 2013 não apenas elevou o ranking de Teliana como também permitiu que ela disputasse torneios maiores. "Em um WTA dificilmente você vai ter uma primeira rodada mais tranquila, todo jogo é difícil, você tem que estar preparada todo dia para jogar o seu melhor tênis. Quando você joga um torneio 25 mil, que joguei bastante neste ano, às vezes você pega uma primeira rodada e uma segunda rodada mais tranquilas. Mas depois de uma hora todo mundo é igual, é questão de estar melhor no dia", comentou.
Além da confiança em alta depois de ter conseguido bons resultados na temporada, Teliana revelou também ser uma poliglota. "Falo bem francês, é um pais que sou super ligada (por causa de Roland Garros) e é o meu melhor idioma, mas também falo espanhol e inglês", falou a pernambucana, que aproveita para treinar os idiomas vendo televisão.
"Raramente eu saio para conhecer as cidades em que estou, tenho preguiça, fico cansada e adoro ficar no hotel. Gosto de ver TV local, até por isso aprendi a falar francês, espanhol e meu inglês está melhorando. Mesmo quando não estou entendendo eu fico concentrada", falou a pernambucana, que também tem uma paixão quando o assunto é televisão.
"Sou noveleira, fico no site da Globo vendo as novelas. Estou sempre por dentro, posso ficar fora três meses, mas sei o que esta acontecendo na novela", comentou a caseira Teliana, que também aproveita os momentos no hotel para ficar na internet e conversar com a família pelo Skype.
Se ela não abre mão de ficar mais quieta no hotel, vendo televisão e falando com a família pela internet, o que não faz questão alguma é de viajar de avião, pois tem medo. Embora boa parte das locomoções tenha que ser feitas nos ares, Teliana evita voar sempre que possível. "Quando estou na Europa e os lugares não são muito longes uns dos outros, prefiro sempre pegar um trem", finalizou a número 1 do Brasil.