terça-feira, 8 de outubro de 2013

Nadadora Gabriela Cantagallo é flagrada no exame antidoping

O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou, nesta segunda-feira, que mais uma atleta foi flagrada no exame antidoping com uma substância proibida e está suspensa por oito meses de competições nacionais e internacionais. A amostra da nadadora Gabriela Cantagallo indicou o uso metilhexaneamina, o que é proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

Diante da punição, mesmo com a proximidade das competições olímpicas, a nadadora Gabriela Cantagallo preferiu não pedir contraprova, aceitando a suspensão das competições oficiais. Em nota oficial, o Comitê também aproveitou para reafirmar seu compromisso com o "esporte limpo e livre de drogas".

Veja a nota na íntegra:

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informa que a nadadora Gabriela Cantagallo foi suspensa pelo Tribunal Disciplinar Paralímpico (TDP) por ter sido flagrada em exame antidoping em teste realizado após a primeira etapa nacional do Circuito Brasil Caixa Loterias, em junho deste ano, em São Paulo. Na amostra, foi encontrada a substância metilhexaneamina, proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada). A atleta abriu mão de pedir a contraprova. Gabriela Cantagallo ficará suspensa das competições nacionais e internacionais por oito meses, e só poderá voltar a competir em março de 2014.

O Comitê Paralímpico Brasileiro reforça seu comprometimento com o esporte limpo e livre de drogas. Sua política de combate ao doping é baseada em programas de educação e programas de testes. Esclarece ainda que todos os atletas integrantes das Seleções Brasileiras Paralímpicas das diversas modalidades recebem orientação quanto à regulamentação antidoping e apoio do corpo médico do CPB quanto ao uso de substâncias médicas.