segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Halep derrota Stosur e fica com o título em Moscou

Moscou (Rússia) - A romena Simona Halep sagrou-se campeã do Premier de Moscou neste domingo ao bater a australiana Samantha Stosur na final, com parciais de 7/6 (7-1) e 6/2, em 1h42 de confronto. Esta foi a quinta conquistada da atleta de 22 anos, que com o título irá saltar da 18ª para a 14ª colocação no ranking da WTA.
Cabeça de chave número 5, a romena melhorou seu retrospecto em finais, agora com cinco vitórias e três derrotas. Curiosamente, até a temporada de 2013 começar, Halep havia perdido todas as três decisões que jogara, ao passo que neste ano ela foi impecável e venceu as cinco que disputou. Além de Moscou, ela triunfou em Nuremberg, 's-Hertogenbosch, Budapeste e New Haven.
Embora o histórico em finais na atual temporada fosse perfeito, Halep não tinha um passado muito positivo contra Stosur, tendo perdido três dos quatro embates anteriores. Porém, a romena havia levado a melhor no duelo mais recente, pelas oitavas em Cincinnati, na atual temporada, e conseguiu agora faturar sua segunda vitória seguida sobre a australiana.
Stosur vinha embalada pela conquista do título em Osaka, na semana passada, e acumulava nove vitórias seguidas. Mas isso não foi suficiente para a australiana, que não esteve muito bem no saque contra Halep, vencendo apenas 48% dos pontos em seu serviço. No primeiro set, a romena cansou de desperdiçar chances e só concretizou um dos 12 break-points que teve.
Como a experiente australiana também conseguiu uma quebra, na única oportunidade que teve, a definição do set inicial foi para o tiebreak, no qual enfim Halep fez valer a superioridade. Na segunda parcial, a romena  foi melhor nos pontos importantes, concretizou três dos seis break-points que teve, foi quebrada apenas uma vez e assim fechou o jogo.