sábado, 3 de agosto de 2013

Brasil toma susto, mas vira e derrota a Polônia na estreia do Grand Prix

Gazeta Press
Brasil derrotou a Polônia nesta sexta-feira
Brasil derrotou a Polônia nesta sexta-feira por 3 a 1
A seleção brasileira feminina de vôlei levou um susto nesta sexta-feira em Campinas, perdeu o primeiro set, mas se recuperou e derrotou a Polônia por 3 a 1, em duelo válido pela primeira rodada do Grand Prix. As parciais foram de 21/25, 25/17, 25/15 e 25/20. A brasileira Fernanda Garay foi a maior pontuadora do jogo, com 20 pontos, seguida pela oposto polonesa Katarzyna Skowronska, com 16.
O Brasil é o maior campeão da competição - triunfou 8 vezes - mas vem de três vices seguidos, todos diante dos Estados Unidos. As norte-americanas, aliás, jogam para serem as primeiras a se tornarem tetracampeãs seguidas da disputa. O Brasil foi o primeiro tricampeão seguido (2004 a 2006). O time comandado por José Roberto Guimarães volta à quadra neste sábado, contra a Rússia. No domingo, as brasileiras enfrentam justamente a equipe dos Estados Unidos.
O jogo
O técnico José Roberto Guimarães preferiu não relacionar as experientes Fabi e Thaisa. Sheilla e Fabiana começaram no banco de reservas e foram pouco aproveitadas - o grupo de bicampeãs olímpicas recebeu mais tempo de férias e ainda busca a melhor forma. Assim, nomes como Gabi, Monique e Juciely ganharam mais tempo de quadra.
Apática, apesar da força da torcida, a seleção brasileira foi completamente dominada pela Polônia no primeiro set. Com o placar em 13/18, Zé Roberto colocou as experientes Sheilla e Fabíola em quadra, o que não foi suficiente para evitar a derrota por 25 a 21 em um saque para fora desferido por Gabi.
O segundo set permaneceu equilibrado até o empate em 5 a 5. Em uma bela sequência, o time da casa, vibrando intensamente a cada acerto, conseguiu abrir 10 a 5. A seleção soube como administrar a vantagem e, com Sheilla e Fabíola em quadra, venceu por 25 a 17 em uma bola na rede de Kaczor.
Embalado pela reação na segunda parcial, o Brasil sobrou no terceiro set e não encontrou maiores dificuldades. Com o placar em 20 a 10, Zé Roberto colocou Fabiana em quadra pela primeira vez no lugar de Adenízia e a central participou do bloqueio duplo com Gabi sobre Konieczna que fechou o período em 25 a 15.
A seleção polonesa não se entregou e conseguiu manter o quarto set equilibrado até o empate por 11 a 11. A partir de então, o time da casa retomou o controle da partida e garantiu sua primeira vitória no Grand Prix ao fechar a parcial pelo placar de 25 a 20.
Regulamento do Grand Prix
O Grand Prix de 2013 é disputado por vinte seleções, mantendo o formato de disputa em duas fases. A primeira será realizada entre 2 e 18 de agosto. A fase final acontecerá em Sapporo, no Japão, entre 28 de agosto e 1 de setembro, contando com as cinco equipes melhores classificadas na fase preliminar, além do país-sede. A competição foi expandida de 16 para 20 seleções por conta de uma decisão da FIVB de convidar os quatro melhores times europeus não classificados para o torneio devido ao fato da classificatória europeia não ter sido realizada.
Resultados desta sexta-feira:
Cuba 0 x 3 Holanda
Turquia 3 x 0 Argélia
China 3 x 0 Bulgária
Tailândia 0 x 3 Japão
Alemanha 3 x 1 Cazaquistão
Itália 3 x 0 Argentina
Rússia 1 x 3 Estados Unidos
Porto Rico 0 x 3 República Tcheca
Brasil 3 x 1 Polônia