domingo, 28 de julho de 2013

Peer e Svitoina decidem o título no WTA de Baku

Baku (Azerbaijão) - Apenas duas das quatro semifinalistas do WTA de Baku já haviam conquistado títulos anteriormente no circuito. Não à toa que justamente elas, a israelense Shahar Peer e a jovem ucraniana Elina Svitolina, levaram a melhor em suas respectivas partidas e fazem a final do torneio neste domingo.
Cabeça de chave número 7, Svitolina foi a primeira a se garantir na decisão ao deixar pelo caminho a romena Alexandra Cadantu, quarta pré-classificada no torneio azeri, com parciais de 6/1 e 6/4, depois de 1h19 de partida. Além de mais nova entre as últimas quatro, com apenas 18 anos, a ucraniana também é a que possui o melhor ranking entre elas.
Sua rival na final é a mais experiente entre as semifinalistas. Com 26 anos e cinco títulos na carreira, Peer utilizou seu currículo mais vasto para arrasar a quali polonesa Magda Linette, atual 226 do mundo, aplicando duplo 6/1 em apenas 68 minutos de confronto.
Linette teve uma péssima apresentação com o saque, faturando apenas 38% dos pontos disputados. Com isso, a polonesa cedeu seis oportunidades de quebra durante a partida, das quais Peer aproveitou cinco. Em contrapartida, a israelense teve um break-point contra, mas se salvou e não teve o serviço batido.
No duelo envolvendo as duas mais bem colocadas no ranking e únicas cabeças de chave ainda vivas, Svitolina fez valer sua melhor colocação para ficar com a vitória. Um dos pontos que decretou a vaga na final para a ucraniana foi seu aproveitamento nos break-points, concretizando cinco em sete chances a favor e salvando cinco dos seis que enfrentou.