sábado, 6 de julho de 2013

Melo luta, mas não impede o 'Bryan Golden Slam'

Londres (Inglaterra) - Apesar de terem dado um susto com um grande primeiro set, o mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig permitiram a virada e não impediram que os irmãos Bob e Mike Bryan obtivessem o histórico feito de ganhar seu quarto troféu consecutivo de Grand Slam e obter o chamado 'Bryan Golden Slam', já que os gêmeos também são os atuais campeões olímpicos. Os cabeças 1 conquistaram o tricampeonato em Wimbledon ao anotar as parciais de 3/6, 6/3, 6/4 e 6/4.

Primeiro brasileiro a decidir dupla masculina num Grand Slam e primeiro brasileiro a disputar uma final de Wimbledon em 46 anos, Melo dividirá o prêmio de 150 mil libras (cerca de R$ 500 mil) com o parceiro. Esta foi apenas a segunda final que ambos fizeram juntos desde que iniciaram a parceria no ano passado e ainda não conquistaram títulos. Enquanto o mineiro buscava o 12º troféu, Dodig jamais ganhou como duplista. Curiosamente, os dois haviam perdido na estreia dos dois torneios preparatórios para Wimbledon que fizeram neste ano, em Queen´s e Eastbourne, e tinham perdido na estreia da Austrália e na terceira rodada em Paris.

A décima derrota de Melo contra os Bryan em 14 duelos - as quatro vitórias foram com parceiros brasileiros - viu um excelente primeiro set dos inesperados finalistas, que chegaram a abrir 5/0 no set inicial, graças a 79% de boas devoluções de saque. Mas Dodig vacilou no começo da série seguinte e perdeu o serviço com dupla falta. Apesar de continuar firOme a partir daí, a dupla de Melo jamais conseguiu reagir. No terceiro set, foi a vez de Melo ser quebrado após game de alternâncias, o que permitiu 3/1 aos americanos, que mantiveram a distância. Por fim, no quarto set, a quebra veio após ótimas devoluções no nono game.

Os irmãos disputaram a 25ª final de Slam e ampliaram seu recorde para 15 troféus, sendo seis na Austrália, quatro nos EUA, três em Wimbledn e dois em Paris. Assim, são os únicos a ter pelo menos dois títulos em cada Slam na Era Profissional, coleção que começou em 2005. Desde então, têm vencido pelo menos um dos quatro grandes torneios a cada temporada. Também mantiveram a invencibilidade, que chega agora a 24 jogos, tendo vencido seguidamente Madri, Roma, Paris e Queen's. A última derrota foi na decisão de Monte Carlo, em abril. No total, chegam a 91 títulos. Mike tem 93 e é o recordista absoluto na Era Aberta. Cada irmão soma mais troféus de Slam em mistas, com três para o destro Mike e sete para o canhoto Bob.

Primeiros a deter o troféu de todos os quatro Grand Slam ao mesmo tempo desde os australianos Ken McGregor e Frank Sedgman, em 1951, eles partem agora para outro desafio, que é ganhar os quatro Slam da mesma temporada, o que pode ser obtido no US Open, que começa no final de agosto.