sábado, 6 de julho de 2013

Bartoli domina Lisicki e levanta seu primeiro Slam

Londres (Inglaterra) - Pela segunda vez na final de Wimbledon, a francesa Marion Bartoli não desperdiçou a nova oportunidade. Em uma final que coroaria uma inédita campeã de Grand Slam, a número 15 do mundo fez valer a maior experiência para cima da alemã Sabine Lisicki e faturou o título na grama do All England Club ao aplicar, neste sábado, parciais de 6/1 e 6/4, depois de 1h21 de jogo.
Com 28 anos e nove meses de idade, Bartoli se tornou a quinta mais velha na Era Aberta a faturar seu primeiro título de Slam. Todas as outras quatro mais velhas que a francesa que levantaram uma taça de um dos quatro principais torneios do circuito, até então não conseguiram repetir o feito. Duas delas ainda estão em atividade, a italiana Francesca Schiavone e a chinesa Na Li.
Última francesa a alcançar uma final de Slam, justamente em Wimbledon, seis anos atrás, Bartoli quebrou o jejum de títulos de seu país neste nível de torneio, algo que não acontecia desde 2006, quando Amelie Mauresmo conquistou o troféu na mesma grama do All England Club, derrotando na final a belga Justine Henin.
Apesar da vitória, a decisão não começou muito favorável para Bartoli, que logo no primeiro game não sacou bem, salvou dois break-points, mas não resistiu ao terceiro, no qual cometeu sua segunda dupla falta e acabou quebrada. Só que a francesa não deixou se abalar com a desvantagem e logo em seguida devolveu a quebra, aproveitando também uma dupla falta de Lisicki no break-point.
Depois de se recuperar da desvantagem, a francesa não perdeu mais games no set e sapecou um 6/1 para cima de Lisicki. Na parcial seguinte, o ritmo continuou a ser ditado por Bartoli, que se aproveitou da instabilidade emocional da alemã quase caindo no choro. A número 15 do mundo chegou a abrir 5/1, mas na reta final viu a adversária esboçar uma reação.
Lisicki teve que salvar dois match-points quando sacava em 1/5 e a partir de então parece ter se soltado um pouco em quadra. Ela devolveu uma das quebras no oitavo game, confirmou mais uma vez o serviço e deixou o placar em 4/5. Na segunda oportunidade de sacar para o jogo, Bartoli não vacilou e tratou de fechar o jogo com um ace.