Há 33 anos o nome de Vincenzo Paparelli ganhou repentinamente as manchetes na imprensa italiana. Torcedor da Lazio, estava na Curva Nord, onde se concentram os fãs do time azul da capital italiana, momentos antes de mais um duelo com a Roma. Foi em 28 de outubro de 1979 e ele comia um sanduíche quando foguetes sinalizadores foram disparados e brilharam no céu, partindo da Curva Sud, onde se posiciona a torcida romanista. O terceiro deles acertou em cheio um dos olhos de Vicenzo, para desespero de sua mulher, que o acompanhava no Estádio Olímpico.

Paparelli foi socorrido em meio ao desespero dos torcedores que corriam pela arquibancada, mas morreu após uma semana de agonia no hospital. Era mecânico, tinha 33 anos e dois filhos. Giovanni Fiorillo, um jovem de 18 anos, foi responsabilizado pelo crime e jurou até a morte que jamais teve tal intenção. O jogo foi disputado, apesar do clima tenso e dos protestos dos laziale. O zagueiro Giuseppe Wilson chegou a se aproximar dos "tiffosi" para acalmá-los. O placar final apontava 1 a 1, gols de Rocca, contra; para a Lazio, e do artilheiro romanista Roberto Pruzzo.

Vanda del Pinto, viúva Paparelli, que em morreu em 2011 aos 61 de idade, recebeu os pêsames de todos os jogadores da Lazio, que foram ao velório de seu marido. Pouco depois, em 19 de novembro de 1979, foi disputado um amistoso entre "Romanos" (um combinado formado por jogadores de Lazio e Roma) contra o "Resto da Itália". Apesar do simbolismo da iniciativa, nada mudou fora de campo, a rivalidade, o ódio e a consequente violência das torcidas dos dois clubes nunca diminuiu, pelo contrário. Lazio e Roma fazem o clássico mais tenso do futebol italiano.

No dia 26 de maio, pela Copa Itália, os rivais estarão frente a frente em mais um "derby capitolino". O primeiro valendo um título em 84 anos de rivalidade à flor da pele e muita história, nem sempre com boas lembranças. Roma e Lazio voltarão à cancha no velho Olímpico de Roma um dia após a grande final da Champions League. E os canais ESPN vão transmitir o maior jogo do calcio na temporada. 





Reprodução
Giuseppe Wilson conversa com torcedores da Lazio: jogo foi disputado
Giuseppe Wilson conversa com torcedores da Lazio: jogo foi disputado apesar do clima tenso

Reprodução
Primeira página do jornal
Primeira página do jornal "Il Messaggero": destaque para a trágedia

Reprodução
Vanda del Pinto, viúva Paparelli, em desespero: ela estava ao lado dele
Vanda, viúva Paparelli, em desespero: ela estava ao lado dele na arquibancada

Reprodução
Funeral de Vanda Paparelli: todo o time da Lazio foi ao velório do torcedor
Funeral de Paparelli: todo o time da Lazio foi ao velório do torcedor morto por um sinalizador

Reprodução
Placa colocada na Curva Nord: uma homenagem Vincenzo Paparelli
Placa colocada na Curva Nord, onde ficam os laziale: homenagem Vincenzo Paparelli