terça-feira, 14 de maio de 2013

Manchester City anuncia demissão do técnico Roberto Mancini


Reuters
Mancini foi demitido do City
Mancini foi demitido do City
Após uma temporada vexatória, o Manchester City anunciou na noite nesta segunda-feira que o técnico Roberto Mancini foi demitido do cargo. Os “Citizens” vão ficar com o vice-campeonato na Premier League, saíram logo na primeira fase da Uefa Champions League e perderam a decisão da Copa da Inglaterra para o azarão Wigan.

Mancini já vinha sofrendo pressão no cargo após do clube não corresponder às expectativas na sequência de uma temporada em que conquistou a taça do Campeonato Inglês depois de quase meio século de jejum.
O italiano de 48 anos estava no comando do Manchester City desde 2009, aproveitando a fase do clube de alto poder aquisitivo. No entanto, nestes quatro anos, ele conquistou apenas um título da Premier League (na última temporada) e uma Copa da Inglaterra (em 2011).

Na nota oficial, o clube lembra que Roberto Mancini falhou nos principais objetivos desta temporada (manutenção do título inglês além de ir bem na Uefa Champions League, onde caiu logo na fase de grupos), mas garante que a decisão de liberá-lo foi “difícil para os donos, o presidente e a diretoria” e agradeceu pelas taças conquistadas.

“Os recordes de Roberto falam por si só, e ele tem o respeito e a gratidão do xeque Mansour (dono do Man City), de mim mesmo e da diretoria por todo o seu duro trabalho e comprometimento durante os últimos três anos e meio”, disse o presidente Khaldoon Al Mubarak no comunicado.

“Ele claramente também assegurou o amor e o respeito por nossos torcedores. Ele nos entregou o que prometeu, entregando taças e sucesso, quebrando o tabu de 35 anos sem títulos do City e conquistando o título nacional em 2012. Eu gostaria de pessoalmente e publicamente agradecê-lo por sua dedicação pelo progresso que ele supervisionou e por seu apoio e contínua amizade”, falou.

O assistente-técnico Brian Kidd assumirá interinamente o cargo nos dois últimos jogos do Campeonato Inglês (Reading e Norwich) e no tour dos Estados Unidos de pós-temporada.

Na última semana, as mídias inglesa e espanhola já haviam dito que Manuel Pellegrini, que está no Málaga, era um dos favoritos para assumir o cargo de Mancini.