Quando estudava no Instituto Educacional Imaculada, em Campinas, passava aulas e aulas montando a Seleção Brasileira ideal. Desenhava esquemas táticos, pensava na melhor maneira de atuar e, claro, fazia a convocação. Lista completa, com 23 nomes, nada de apenas chamar os titulares. Isso me tomava bastante tempo... Acho que era um dos motivos que me faziam sofrer tanto para passar de ano.

Sigo com esse costume. Não, não de sofrer na escola, mas de montar "minha" Seleção.

Nesta terça-feira Luiz Felipe Scolari anuncia os 23 convocados para a disputa da Copa das Confederações. Eu me antecipo ao treinador e divulgo abaixo, com exclusividade, os meus escolhidos.

Goleiros: Júlio César (Queens Park Rangers-ING), Diego Alves (Valencia-ESP) e Diego Cavalieri (Fluminense);

Defensores: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Mário Fernandes (CSKA Moscou-RUS), Marcelo (Real Madrid-ESP), Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP), Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA), David Luiz (Chelsea-ING), Réver (Atlético Mineiro) e Dante (Bayern Munique-ALE));

Meio-campistas: Paulinho (Corinthians), Ralf (Corinthians), Lucas Leiva (Liverpool-ING), Ramires (Chelsea-ING), Ronaldinho (Atlético Mineiro), Kaká (Real Madrid-ESP), Oscar (Chelsea-ING) e Lucas (Paris Saint-Germain-FRA);

Atacantes: Neymar (Santos), Hulk (Zenit São Petersburgo-RUS), Fred (Fluminense) e Alexandre Pato (Corinthians).

Esta é a "minha" Seleção Brasileira, ou seja, levo em consideração o meu gosto pelo futebol. Cada um tem o seu. Eu, você, Felipão. Não estou prevendo com essa lista os chamados pelo técnico gaúcho, apenas seria o meu grupo ideal. Grupo que precisaria de treinamento, entrosamento, confiança, enfim, ser testado.

Minhas polêmicas, que gerariam muito debate na imprensa esportiva, seriam as escolhas de Kaká e Ronaldinho Gaúcho, além da convocação de Mário Fernandes.

Sobre os dois veteranos, não acho que a presença de um seja um fator impeditivo para o outro estar na lista dos 23. Concordo que os dois ao mesmo tempo, em campo, não é uma boa opção, mas ter ambos no grupo considero importante. Logicamente uma conversa com eles para explicar minhas ideias seria fundamental, assim como a aceitação deles em, eventualmente, ter papéis de rotação. Não acho que seria um problema, já que não são atletas causadores de confusão, e saberiam de sua importância no grupo tendo como objetivo final o título mundial.

Já o ex-lateral-direito do Grêmio precisaria ser questionado, além, é claro, de ter demonstrado vontade em estar na Seleção. Seu passado pode até lhe condenar, mas uma conversa hoje em dia é algo básico a ser feito com ele - que está jogando muito bem na lateral do CSKA e é uma ótima opção defensiva para a posição, que carece de grandes nomes no atual momento do futebol brasileiro.

Sofri para cortar Fernando, do Grêmio. Fiquei entre ele e Lucas, do Liverpool. Gosto muito do jogador dos Reds, e sua experiência internacional pesou na minha decisão. Os volantes corintianos são imprescindíveis pra mim. Também lembrei do Luiz Gustavo, do Bayern.

Só que a maior dúvida não foi essa, e sim no setor ofensivo: por causa do talento absurdo de Bernard, tinha que cortar alguém de uma lista que já estava fechada na minha cabeça. Só que Bernard tem estilo de jogo parecido com Oscar e Lucas, todos jogadores leves, por isso não queria cortar Hulk - o primeiro na lista de cortes - pela variação nas opções táticas. Fui obrigado a deixar a revelação do Galo de fora da Copa das Confederações.

Sem dúvida alguma é um grupo fortíssimo, um dos melhores do planeta. Time titular? Só posso adiantar que jogaria no 4-2-3-1, com muita movimentação no ataque, trocas de posições na linha de 3 e uma transição veloz para a defesa. Futebol moderno. Ágil, físico e eficiente. Bonito quando desse.

Enfim, esta é uma seleção imaginária. Não será chamada pelo Felipão, e nem deveria por causa dos testes e apostas que já citei e que deveriam acontecer nos meses anteriores a um torneio importante. Mas é o "meu" time. E o seu? Escale e escreva nos comentários mais abaixo, mas precisa ter 23 convocados!