terça-feira, 2 de abril de 2013

O esquecido Caio Martins e a "farsa para facilitar a concessão do Maracanã", segundo ex-prefeito

Em 2007 o Botafogo arrendou o Engenhão. E agora — segundo matéria do jornal O Globo — pretende devolver o estádio construído para os Jogos Pan-americanos de 2007 e recentemente interditado depois de ser utilizado por cerca de cinco anos e meio.

Curiosa a situação do clube, que desde os anos 1980 detém outro espaço esportivo erguido com verba pública, o Caio Martins, em Niterói. Inaugurado em 1941, comporta pouco mais de 10 mil pessoas, mas já recebeu públicos maiores em outros tempos.

Desde 2004 o time profissional não atua no Caio Martins, palco dos jogos da equipe alvinegra na campanha de volta à primeira divisão, no ano anterior. De fato 2003 marcou o último grande momento da cancha niteroiense, então ampliada e frequentemente utilizada.

Há anos que o clube destina aquele espaço apenas às suas divisões de base. Um desperdício. O Caio Martins fica a pouco mais de 2 quilômetros da estação das barcas e também e 2 mil metros do acesso à Ponte Rio-Niterói. O local já foi alvo de especulação imobiliária.

A região é servida por várias linhas de ônibus que ligam as duas cidades e o maior problema para quem ia aos jogos ali era estacionar, quando de automóvel. Um local adequado e compatível com a maioria dos jogos disputados pelos cariocas. E esquecido.

O blog entrou em contato com César Maia, prefeito do Rio de Janeiro quando da concessão do Engenhão ao Botafogo. Ele afirma: "Inteiramente de acordo com o Botafogo. É uma farsa para facilitar a concessão do Maracanã. Com isso eles que decidam se querem manter a farsa".

E você, o que pensa disso tudo?

Reprodução Google Earth
Caio Martins, apenas a dois quilômetros da Praia de Icaraí: região valorizada
Caio Martins, apenas a dois quilômetros da Praia de Icaraí: região valorizad