terça-feira, 16 de abril de 2013

Explosões deixam feridos e levam pânico a Maratona de Boston


Veja imagens da destruição causada pelas explosões na Maratona de Boston
Duas fortes explosões próximas a linha de chegada da maratona de Boston deixaram várias pessoas feridas nesta segunda-feira.

De acordo com informações do jornal "The Boston Globe", testemunhas afirmaram que há sangue espalhado para todo lado e que a primeira explosão foi mais forte que a segunda - elas ocorreram em um intervalo de 15 a 20 segundos. Segundo o Boston Globe, duas mortes foram confirmadas e ao menos 100 pessoas estão feridas. 


Brasileiro na Maratona de Boston: "Fiquei desesperado e não consegui me mover"
Getty
Vítima é socorrida no chão após explosões na maratona de Boston
Vítima é socorrida no chão após explosões na maratona de Boston
A polícia evacuou a área e disse ainda não saber se há outras bombas próximas ao local. Os oficiais de segurança pediram para os cidadãos saírem do local, permanecerem em casa e evitarem agrupamentos públicos, além de evacuarem em um raio de 3km prédios e ruas próximas ao incidente. 

As forças de segurança ainda relataram que, mais tarde, uma outra explosão ocorreu em uma biblioteca da cidade - não se sabe se os eventos estão relacionados, mas a polícia trata como se ambos estivessem interligados.

No momento da tragédia, os vencedores da maratona já haviam passado pela linha de chegada. As explosões não ocorreram diretamente na rua, mas sim nas calçadas. A polícia e o Corpo de Bombeiros já desarmaram pelo menos mais três explosivos semelhantes aos que estouraram nas ruas.

Além de corredores amadores - que cruzavam a linha e comemoravam por terem terminado a prova - , vários espectadores estavam assistindo ao final da prova. 

"Tinham milhares de pessoas no local. Coisa de 5, 10 mil... Foi coisa de guerra, nunca tinha vivido coisa parecida. As pessoas estavam correndo para todo lado. Minha reação foi ficar parado, desesperado, não queria correr com o restante", afirmou Gil Gomes, fotógrafo brasileiro que estava no local do incidente e que mora há treze anos em Boston, em entrevista ao ESPN.com.br.

A Maratona de Boston é uma das mais tradicionais do mundo e comemorava nesta segunda-feira sua 117ª edição. O vencedor da prova masculina foi etíope Lelisa Desisa e a prova feminina foi vencida pela queniana Rita Jeptoo. 

VEJA ABAIXO VÍDEO DO MOMENTO DA EXPLOSÃO