segunda-feira, 25 de março de 2013

Zero a Zero é a nota dos clássicos no Campeonato Paulista. Uma sequência inédita no torneio

A Copa União de 1987 foi um dos torneios mais badalados do futebol brasileiro. Era campeão de 0 x 0. Correndo pelas tabelas de trás para a frente, de 2013 até 1987, só lá se chega a uma sequência de clássicos paulistas com placares seguidos em branco como neste Paulistão. Em 20 de setembro de 1987, Palmeiras 0 x 0 Santos. No domingo seguinte, 27, Corinthians 0 x 0 Santos. Mais uma semana de intervalo para Corinthians 0 x 0 São Paulo.

Mesmo essa sequência tem uma diferença em comparação com a atual. No sábado à noite, dia 26, véspera do melancólixo 0x0 de corintianos e santistas, o Palmeiras venceu o São Paulo no Pacaembu por 2 x 1, gols de Edu Manga e Gérson Caçapa.

Os zzzzzzzero a zzzzzzzero desta temporada têm tudo a ver com a zzzzzzfórmula do campeonato. Até 2010, o campeonato podia ter problemas, mas a classificação de quatro clubes para as finais aumentava a disputa. Com oito garantindo vaga para as finais, Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo têm quase certeza de que lá estarão. O Palmeiras corre algum risco, porque fará três de seus últimos cinco jogos como visitante. Mas tem cinco pontos de vantagem sobre o nono colocado.
Lembre-se: nas últimas seis rodadas, os oito classificados são os mesmos: São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Ponte Preta, Mogi Mirim, Linense e Botafogo. Muda a ordem apenas. 

Campeonato mesmo começa na última semana de abril, mesma época das semifinais da Champions League. A salvação está em Palmeiras terminar em quinto, o Corinthians em quarto... Emoção nas quartas-de-final -- ou então, zero a zero...