terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Welliton seria ótimo reforço para qualquer time brasileiro


Nos últimos dias surgiu a notícia de que Welliton, ex-atacante do Goiás e atualmente no Spartak Moscou, é alvo da diretoria do Flamengo. Muitas pessoas me perguntaram no Twitter sobre o jogador de 26 anos. Segue o que apurei com colegas jornalistas russos e o que acompanhei dele nas últimas temporadas.

Nos bastidores, é fato que o Spartak deseja negociar o atleta. Oficialmente o clube moscovita tem se recusado a comentar essa possível negociação, mas com Valeriy Karpin no comando do time e a chegada de vários reforços para o ataque, Welliton perdeu espaço.

O brasileiro chegou ao clube em 2007 e demorou pelo menos dois anos para se adaptar totalmente. Em 2009 e 2010 foi artilheiro do Campeonato Russo com 21 e 19 gols, respectivamente. Inicialmente sob o comando de Michael Laudrup, o Spartak atuava no 4-2-3-1 e Welliton era a referência no ataque. Bem mais forte e disciplinado taticamente, viveu seus melhores dias no futebol russo atuando nessa função.

No entanto, desde que Valeriy Karpin passou a comandar o time, de maneira interina ou não, desde o final de 2009, o Spartak aos poucos foi mudando seu jeito de jogar. Karpin colocou mais um atacante no time, Artem Dzuba, e foi atrás de outros jogadores, como o nigeriano Emmanuel Emenike. Assim, Welliton deixou de ser a referência no ataque a partir de 2011 e caiu muito de rendimento. Na última janela de transferências, o clube deu outro indicativo de que o jogador reveladopelo Goiás deve sair, com as contratações do armênio Yura Movsisiyan e o ganês Waris Majeed para o setor.

Questões táticas e técnicas à parte, Welliton também se envolveu em algumas confusões nos últimos anos que o deixaram, de certa maneira, mal visto por torcedores e imprensa. Em agosto de 2011, durante um clássico com o CSKA Moscou, ele disputou uma jogada com o goleiro Igor Akinfeev, que rompeu os ligamentos do joelho. Em setembro de 2010, contra o Dynamo Moscou, em outro lance com o jogador brasileiro, o goleiro Vladimir Gabulov sofreu uma fratura facial. Nas duas ocasiões, Welliton foi acusado de, no mínimo, ter sido irresponsável nas divididas.

Entre os torcedores, as maiores reclamações são de que nas duas últimas temporadas ele tem marcado gols apenas contra os times menores, como Rostov e Krylya Sovetov, e tem ficado muito tempo no departamento médico. Além disso, setores organizados da torcida reclamam das suas baladas nas noites moscovitas, e estes torcedores já chegaram inclusive a invadir a sede do Spartak para brigar com Welliton.

Tentei contato com o jogador brasileiro desde segunda-feira, mas as ligações acabam sempre na caixa postal ou ninguém atende. Caso consiga algo, atualizarei este texto. Abaixo, os números do camisa 11 do Spartak Moscou desde 2007, contando partidas oficiais.

2007 - 20 jogos, 5 gols

2008 - 12 jogos, 6 gols

2009 - 30 jogos, 21 gols

2010 - 31 jogos, 19 gols

2011/12 - 28 jogos, 10 gols

2012/13 - 11 jogos, nenhum gol

Neste momento, Welliton, cujo contrato vai até junho de 2014, está em Moscou, afastado dos treinos, com uma lesão no joelho, segundo o Spartak - que realiza inter-temporada em Dubai. De qualquer modo, ele está no topo da lista de jogadores transferíveis do clube neste momento. O Flamengo negocia o empréstimo por uma temporada, mas qualquer clube brasileiro pode se