terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Gaúcho e Felipão


O pênalti perdido por Ronaldinho Gaúcho atrapalhou, mas sua assistência levou o Atlético ao vice-campeonato brasileiro e à classificação direta para a fase de grupos da Libertadores. Ronaldinho jogou um Brasileirão impecável e ajudou a levar seu clube ao torneio continental pela primeira vez em 13 anos.
Esse Ronaldinho pode voltar à seleção em fevereiro, principalmente porque Felipão quer colocar experiência em seu novo time. O técnico ainda não falou no gaúcho. Mas pensa em gente com história... Isso serve para Ronaldinho, Maicon, Luís Fabiano...
O Ronaldinho de hoje, terceiro colocado no Brasileirão, é diferente do campeão mundial de 2002. Quando chegou ao Atlético, o técnico Cuca avisou que o utilizaria como meia centralizado. E assim foi.
No passado, Ronaldinho era atacante, tanto no Barcelona campeão da Europa em 2006 como no Brasil de 2002. Jogava ao lado de Rivaldo, atrás de Ronaldo. Ajudavam na organização, mas ele e Rivaldo chegavam à grande área para finalizar, como no passe de Ronaldinho para Rivaldo marcar contra a Inglaterra. 

Quando era técnico da seleção, Mano deu boa definição: "Ronaldinho deve ser comparado com seus concorrentes da posição, não com ele mesmo de anos atrás.". Essa segunda comparação é covarde. Ronaldinho nunca se igualará ao que já foi. Tem de ser melhor que Oscar, do Chelsea. Hoje não é, mas pode voltar à seleção se entender seu papel, em campo ou fora dele. É difícil medir quanto cada veterano pode ajudar. Mas Ronaldinho, classificado entre os três melhores clubes do campeonato, pode ajudar!