segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atlético-MG perde para o Coritiba e pode ver Fluminense ser campeão na próxima rodada


Ronaldinho, durante partida do Atlético-MG contra o Coritiba
Atlético-MG, de Ronaldinho, está ainda mais distante do título do Campeonato Brasileiro
O Atlético-MG ficou ainda mais distante do título após a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe visitou o Coritiba no Estádio Couto Pereira e perdeu por 1 a 0, neste domingo. Com o resultado, o clube alvinegro poderá ver o Fluminense ser campeão já na próxima jornada da competição. Já os paranaenses ficam cada vez mais longe do rebaixamento, chegam a 45 pontos e ficam na décima posição.

A derrota deixa os mineiros com 63 pontos, nove atrás dos cariocas, a quatro rodadas do término do Nacional. Caso o Fluminense faça mais pontos do que o Atlético na próxima partida, a equipe tricolor ficará com a taça, com três rodadas de antecedência.

O resultado ainda mantém o péssimo retrospecto dos comandados de Cuca quando jogam na condição de visitante. Foram seis empates e cinco derrotas nos 11 jogos mais recentes. O último triunfo longe de seus domínios ocorreu diante do Sport por 4 a 1, no dia 21 de julho.

Como consolo, o Atlético-MG conseguiu garantir a vaga ao menos na fase pré-grupos da Copa Libertadores. Isso porque o time alvinegro tem 13 pontos a mais que Botafogo e Internacional, primeiros times fora do G-4, e já não pode ser alcançado por ambos.

O único gol da partida foi marcado logo aos nove minutos do primeiro tempo. Éverton Ribeiro invadiu a área pela direita, foi derrubado por Fellipe Soutto, e o árbitro marcou o pênalti. Deivid converteu a cobrança e definiu a vitória dos mandantes.

Pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba visitará o Corinthians no Pacaembu, no sábado, às 21h (de Brasília). Um dia depois, o Atlético-MG enfrentará o Vasco em São Januário, às 17h.

O jogo – Jogando em casa, o Coritiba foi mais insinuante e, logo, conseguiu um pênalti. Everton Ribeiro invadiu a área pela direita e foi derrubado por um estabanado Fellipe Soutto, que chegou atrasado. Na cobrança, Deivid deslocou Victor e abriu o placar.

As equipes, porém, demoraram a encontrar um bom ritmo e usar a criatividade de Ronaldinho, no Atlético-MG, e Lincoln, no Coritiba. Os mineiros insistiam nas bolas aéreas, sempre rebatidas por Vanderlei. Na melhor chance pelo alto, Jô cabeceou por cima.

Já os paranaenses tinham problemas na saída de bola, que só se solucionaram depois dos 35 minutos. Lincoln se mexeu bem e recebeu em ótimas condições de finalizar. Com categoria, tirou de Victor, mas viu a bola beijar a trave e, na sobra, Rafinha pegar torto e perder a melhor chance do primeiro tempo.

A resposta do Atlético-MG veio com Serginho e Jô. O volante puxou pelo meio e abriu para o atacante, que tentou tocar por baixo de Vanderlei. A saída, porém, foi precisa, e o goleiro fez a defesa em dois tempos.

Depois da volta dos vestiários, uma partida completamente diferente aconteceu no Couto Pereira. Os dois times atacaram com muito mais ímpeto e desperdiçaram chances de marcar. Do lado do Atlético-MG, Bernard era o mais perigoso. Aos oito, apareceu bem na área e chutou forte, mas Luccas Claro fez o corte na hora certa. Victor Ferraz fez a jogada mais bonita da noite. Passou por três, deu um drible da vaca, mas na hora da finalização chutou muito fraco e praticamente recuou para Victor.

Precisando do resultado, Cuca colocou a equipe para frente, mas seguia parando na forte marcação do Coritiba. Luccas Claro e Escudero eram firmes nos cortes e rebatiam todas as bolas. Bernard seguia criando bem pelos lados do campo e cruzou na cabeça de Leonardo, que mandou por cima do gol, aos 34 minutos de jogo.

Aos 41, Vanderlei operou um milagre e impediu o empate atleticano. Guilherme soltou a bomba de dentro da área, mas o goleiro voou para fazer linda defesa. Leonardo ainda teria mais uma chance de cabeça, mas desperdiçaria.