quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Chelsea inicia trajetória na Champions para quebrar escrita de 23 anos; ESPN mostra

 Atual campeão da Uefa Champions League, o Chelsea começa nesta quarta-feira a sua defesa do título. O clube londrino terá uma tarefa longe de ser fácil logo no primeiro jogo da edição 2012/2013, já que enfrenta Juventus, que conquistou o Campeonato Italiano de maneira invicta na última temporada e surge como uma das candidatas a ir longe no torneio. O duelo ocorre em Stamford Bridge, às 15h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN Brasil.

Os Blues, que são o primeiro time de Londres a conquistar a taça, tentarão dar um fim a uma tabu que já dura desde a temporada 1989/1990, quando o Milan faturou o título e se tornou o último bicampeão seguido da principal competição de clubes da Europa. Para quebrar a escrita, o Chelsea aposta em seu reformado sistema ofensivo.

Após a conquista, o time inglês perdeu uma de suas principais estrelas. Didier Drogba deixou o clube e acertou com o Shangai Shenhua. Além dele, Salomon Kalou foi outro a sair da equipe para acertar com o Lille. Nas outras posições, alguns atletas importantes também não seguiram no clube. Casos de Raul Meireles (Fenerbahce), Michael Essien (emprestado ao Real Madrid) e José Bosingwa (Queens Park Rangers).

Por outro lado, chegaram cinco novos atletas, sendo todos com idade menor a 23 anos. Para o setor ofensivo foram quatro nomes: Marko Marin (23), Victor Moses (21), Oscar (20) e Eden Hazard (21). Para a defesa o lateral César Azpilicueta (22) foi o único reforço. O clube londrino desembolsou quase 90 milhões de libras pelos jovens reforços.

Assim, o talento de seus novos jogadores somado à experiência e liderança de jogadores como Petr Cech, John Terry e Frank Lampard parece ser a grande aposta do Chelsea para ser o primeiro time a se manter no topo da Europa após mais de duas décadas.
Reuters
Jogadores do Chelsea festejam conquista da Champions League
Jogadores do Chelsea festejam conquista da Champions League
Chelsea x Juventus

Para encarar a Juventus, Roberto Di Matteo terá força máxima, incluindo Juan Mata, poupado no jogo do último sábado contra o Queens Park Rangers, pelo campeonato nacional, e John Terry, que sentiu dores no tornozelo durante a mesma partida, mas que foi liberado para estrear na Champions.

Já a Juventus, que volta ao torneio após três anos, também chega em grande fase para a primeira partida no torneio continental, já que venceu as três partidas que disputou no Campeonato Italiano, pelo queal acumula 42 jogos de invencibilidade.

O técnico Massimo Carrera - que dirige a equipe no lugar de Antonio Conte, suspenso por 10 meses por envolvimento em escândalo de combinação de resultados e fraude em apostas na Itália - é outro que tem força máxima para a partida desta quarta-feira.

Depois de poupar alguns titulares na partida contra o Genoa, no domingo, Carrera deverá escalar a equipe que considera titular para o jogo. Com isso, Stephan Lichtsteiner, Mauricio Isla, Kwadwo Asamoah, Arturo Vidal e Mirko Vucinic são esperados em campo desde o minuto inicial da partida.

Entre os pilares da equipe italiana está Gianluigi Buffon, goleiro campeão do mundo com a 'Azzurra' em 2006. O camisa 1 fará na partida desta quarta-feira, seu jogo de número 400 com a camisa da Juventus.

Na outra partida pelo grupo E, o Shaktar Donetsk recebe o Nordsjaelland, na Arena Donbass, tentando confirmar sua posição de franca-atiradora na chave, que apresenta dois rivais tradicionais e que vivem bom momento.

Com nove vitórias em nove jogos no Campeonato Ucraniano e tendo marcado 32 gols, a equipe ucraniana deve atuar com pelo menos quatro brasileiros: Fernandinho, William, Alex Teixeira e Douglas Costa, formando um meio-campo quase todo verde e amarelo - o outro integrante do setor é o ucraniano Stepanenko.

O Shaktar ainda inscreveu o lateral-direito Ilsinho, o meia Alan Patrick, e os atacantes Dentinho e Luiz Adriano. Além disso, o clube ainda conta com Eduardo da Silva, brasileiro de origem, naturalizado croata.
Reuters
Dante comemora com Luiz Gustavo o gol do volante brasileiro contra o Stuttgart
Dante comemora com Luiz Gustavo o gol do volante brasileiro


Bayern de Munique x Valencia

Atual vice-campeão continental, o Bayern de Munique estreia nesta quarta-feira na Champions League recebendo o Valencia, na Allianz Arena, pelo grupo F da competição. Equipe que desfilou bom futebol na última edição Liga, tendo caído diante da solidez defensiva do Chelsea, o clube bávaro fortaleceu o elenco para tentar chegar a sua terceira final em quatro anos. E até agora, a equipe da Bavária faz grande temporada, liderando o Campeonato Alemão.

Na última partida do Bayern, contra o Mainz 05, o técnico Jupp Heynckes poupou a dupla formada pelo francês Franck Ribery e o holandês Arjen Robben, que estarão em campo nesta quarta-feira. O meia Thomas Müller, por sua vez, pode perder vaga na equipe, caso o treinador opte por uma formação mais cautelosa com Javi Martínez e Bastian Schweinsteiger na equipe.

Desfalque certo para a partida é o centroavante Mario Gómez, que tem sido pouco notada pelo bom desempenho do também recém-contratado Mario Mandzukic, ex-Wolfsburg, que já marcou três vezes na atual edição do Campeonato Alemão.

O Valencia, atual "campeão espanhol entre os normais”, estreará fora de casa confiando, principalmente, no talento do ataque formado pelo brasileiro Jonas e o espanhol Roberto Soldado.

O técnico argentino Mauricio Pellegrino sabe que dependerá muito da boa fase da dupla já que o Valencia terá diversos desfalques na partida. Estarão fora deste duelo o lateral esquerdo Jeremy Mathieu, os meios Fernando Gago, David Albelda e Sergio Canales, além do meia-atacante Pablo Piatti.

Uma das principais dúvidas do treinador é se seguirá acontecendo o rodízio de goleiros entre Diego Alves e Vicente Guaita. A princípio, espera-se que o espanhol seja o titular, no lugar do brasileiro.

O duelo entre Lille e Bate Borisov, na França, colocará frente e frente as duas equipes que correm por fora no grupo F e vão buscar a vitória para se tornarem sombra aos dois principais times da chave.
Reuters
Robin Van Persie foi o grande herói da virada do Manchester United sobre o Southampton
Van Persie é uma das grandes armas do Manchester United

Manchester United x Galatasaray

Querendo apagar o vexame da última temporada, quando foi eliminado na fase de grupos da Champions League, o Manchester United entra em campo nesta quarta-feira para enfrentar o problemático Galatasaray, pelo grupo H da competição, que ainda tem Braga, de Portugal, e Cluj, da Romênia.

Sempre favoritos na competição, os Diabos Vermelhos buscaram reforços para não dar chance ao azar na competição continental. Nomes como o do holandês Robin Van Persie e do japonês Shinji Kagawa chegaram para dar mais qualidade ao atual vice-campeão inglês.

Grande nome da equipe nos últimos anos, o atacante Wayne Rooney ficará fora da equipe, depois de ter sofrido um corte profundo na perna no duelo contra o Fulham pelo Campeonato Inglês. Com isso, cresceu a responsabilidade de Van Persie, que deve ser o único atacante de ofício no time titular do Manchester.

Além de Rooney, os zagueiros Chris Smalling e Phil Jones também ficarão de fora do duelo. Com isso, foi acelerada a recuperação do lateral esquerdo francês Patrice Evra, que era dúvida para o confronto.

Se no Manchester existem problemas, no Galatasaray a lista é ainda mais extensa. Para piorar o elenco ainda apresenta insatisfação com o comando Fatih Terim, técnico que comanda com mãos de ferro o clube turco.

O último problema veio com a punição do meia Emre Çolak, considerado uma das maiores promessas do futebol da Turquia, mas que teve publicadas fotos em um bar com duas modelos. Terim deixou Emre no banco durante todo o jogo contra o Antalyaspor, pelo Campeonato Turco.

A situação só não foi pior porque o substituto de Çolak, Nordin Amrabat, marcou um dos gols da vitória por 4 a 0 do Galatasaray.

Para a partida desta quarta-feira, Terim não terá a disposição o lateral Sabri Sarioglu e os zagueiros Tomas Ujfalusi e Dany Achille. O também lateral Emmanuel Eboué também pode ficar de fora, mas por opção do treinador, que acha o jogador marfinense lento demais para o duelo contra o Manchester.

Um dos principais nomes da equipe, o meia brasileiro Felipe Melo, está confirmado no duelo. O ex-Flamengo, Cruzeiro e Grêmio, veste a camisa 10 do Galatasaray e é ídolo do torcedor do clube.

Veja as transmissões da Champions League dos canais ESPN nesta quarta-feira e madrugada de quinta:

ESPN Brasil

15h30

Chelsea x Juventus (ao vivo)
1h00
Manchester United x Galatasaray (VT)

ESPN

15h30

Bayern de Munique x Valencia (ao vivo)
18h00
Barcelona x Spartak Moscou (VT)
20h00
Chelsea x Juventus (VT)
4h00
Bayern de Munique x Valencia (VT)

ESPN+

15h30

Manchester United x Galatasaray (ao vivo)
18h00
Bayern de Munique x Valencia (VT)
2h00
Chelsea x Juventus (VT)
4h00Manchester United x Galatasaray (VT)