sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pinheiros e Uberlândia correm atrás de virada inédita nas quartas de final

Nesta sexta-feira, Pinheiros e Uberlândia têm a chance de alcançar um feito inédito no NBB. Depois de estarem perdendo suas séries das quartas de final por 2 a 0, paulistas e mineiros buscaram o empate contra Joinville e Flamengo, respectivamente, e agora podem ser as primeiras equipes a reverterem tal desvantagem nos playoffs. No quinto e decisivo jogo das séries, o Pinheiros recebe o Joinville, no Ginásio Henrique Vilaboim, às 18h45m. O Uberlândia visita o Flamengo, no Ginásio do Tijuca, às 20h45m. As duas partidas terão transmissão ao vivo do SporTV.
Marquinhos do Pinheiro - Basquete (Foto: João Pires / Divulgação)Marquinhos é uma das armas do Pinheiros para o confronto com o Joinville (Foto: João Pires / Divulgação)
Embalados por duas vitórias consecutivas e mesmo com a vantagem de decidir a classificação ao lado de sua torcida, os jogadores e técnico do Pinheiros  preferem não ser apontados como favoritos e ressaltam o equilíbrio entre as duas equipes.
- O favorito, até anteontem, era Joinville. Então, em uma série como essa, não tem isso de favoritismo. O fator casa é importante, mas também não foi decisivo. A série continua sem um prognóstico antecipado, e o que está em jogo não é a virada e sim uma vaga na semifinal - declarou o técnico da equipe paulista, Cláudio Mortari.
Enquanto isso a equipe catarinense aposta em sua defesa para levar vantagem sobre o rival e repetir o feito do jogo 2, quando superou os paulistas fora de casa.
- Não deixar a equipe do Pinheiros pontuar é difícil, pelo poderio ofensivo que eles tem. Mas, minimizando isso, aumentam as nossas chances de vitória - ressaltou  José Neto, técnico do time catarinense.
Flamengo conta com a força da torcida
Os rubro-negros desperdiçaram duas oportunidades para fechar a série, mas agora, diante de sua torcida, não querem deixar escapar a vaga para a semifinal. Desde a primeira temporada do NBB, os cariocas sempre figuraram entre os quatro primeiros da competição.
NBB Marcelinho Flanengo basquete (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)Marcelinho aposta na força da torcida do Flamengo contra o Uberlândia (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
- Tínhamos uma vantagem na série e eles buscaram o empate. Para essa partida temos uma vantagem, que é jogar em casa, com a nossa torcida, o nosso ‘sexto jogador'. É uma decisão, é hora de mostrar que queremos chegar à semifinal e seguir lutando pelo título. Tenho certeza de que o Tijuca vai ficar pequeno - afirmou o ala-armador rubro-negro Marcelinho Machado.
Já o Uberlândia terá de superar o Flamengo longe de casa. Por duas vezes os mineiros evitaram a eliminação e vão novamente para o "tudo ou nada" contra os cariocas.
- As partidas estão sendo decididas nos detalhes, por isso precisamos ter mais concentração, já que a equipe de Uberlândia está muito bem. Temos que melhorar um pouco mais nesse aspecto para vencer - disse o armador Hélio, da equipe rubro-negra.
Confira o retrospecto dos confrontos dos playoffs:
Quartas de Final - (2º) Pinheiros 2 x 2 Joinville (8º)
27/04 - Joinville 96 x 80 Pinheiros
01/5 - Pinheiros 68 x 74 Joinville
03/5 - Pinheiros 80 x 69 Joinville
08/5 - Joinville 77 x 71 Pinheiros
11/05 (Sexta-feira) - 18h45m - Pinheiros x Joinville
Quartas de final - (4º) Flamengo 2 x 2 Uberlândia (5º)
28/4 - Uberlândia 108 x 110 Flamengo
01/5 - Flamengo 70 x 63 Uberlândia
04/5 - Flamengo 60 x 77 Uberlândia
08/5 - Uberlândia 87 x 78 Flamengo
11/05 (Sexta-feira) - 20h45m - Flamengo x Uberlândia