segunda-feira, 21 de maio de 2012

Em jogo suspenso por duas vezes, Montpellier derrota o Auxerre e é campeão francês pela 1ª vez

A 38ª e última rodada do Campeonato Francês demorou a definir o campeão. A partida do líder Montpellier contra o já rebaixado Auxerre, fora de casa, foi suspensa por duas vezes no Estádio Abbé Deschamps com o placar em 1 a 1 por causa dos atos hostis da torcida mandante, que na volta do intervalo lançou bolas de tênis e tomates no campo e durante o segundo tempo atirou sinalizadores.

O Montpellier, porém, sabia que o empate já lhe daria o primeiro título nacional da história, pois o Paris Saint-Germain derrotou o Lorient por 2 a 1, fora de casa, e igualou em pontos na liderança: 79 a 79. No entanto, o time da capital tinha melhor saldo de gols (34 a 33) e torcia pela derrota do rival.
Atletas do Montpellier tiram bolas de tênis atiradas pela torcida do Auxerre
Atletas do Montpellier tiram bolas de tênis atiradas pela torcida do Auxerre
Crédito da imagem: Reuters
Mas o Montpellier fez a sua parte, ganhou por 2 a 1 e ficou pela primeira vez com o Campeonato Francês em seus 93 anos de história. O herói da conquista foi o nigeriano John Utaka, autor dos dois gols. O outro atacante do time, Olivier Giroud, terminou como artilheiro da competição com 21 gols ao lado do brasileiro Nenê, do Paris Saint-Germain.

No jogo em Lorient, que também foi parado ainda no início do primeiro tempo - torcedores do time mandante lançaram sinalizadores no gramado do Estádio Yves Allainmat -, Monnet-Paquet abriu o placar para os mandantes, mas Pastore e Thiago Motta viraram para o PSG.
Zagueiro brasileiro Hilton (4) celebra com companheiros um dos gols do campeão Montpellier
Zagueiro brasileiro Hilton (4) celebra com companheiros um dos gols do campeão Montpellier
Crédito da imagem: Reuters
As vagas na próxima Champions League já estavam garantidas a Montpellier, PSG e Lille, assim como Lyon e Olympique de Marselha estão classificados para a Europa League. A última vaga no segundo torneio mais importante da Europa ficou com o Bordeaux, que derrotou em confronto direto o Saint-Ettiene por 3 a 2 e terminou na quinta colocação da Ligue 1.

Além do Auxerre, foram rebaixados para a segunda divisão o Dijon, que tomou uma goleada de 5 a 0 do Rennes fora de casa, e o Caen, derrotado pelo Valenciennes por 3 a 1 como visitante.