quinta-feira, 24 de maio de 2012

Djokovic, Nadal ou Federer. Quem vence Roland Garros?

É só começar o torneio de Roland Garros que as mesmas perguntas aparecem. Será que o Nadal vai ganhar mais uma vez? Será que o Federer eleva seu nível e consegue vencer Roland Garros? Chegou a hora do Djokovic vencer?

Os três são os favoritos e dificilmente algum outro jogador vença o torneio este ano. Pode acontecer, mas seria uma belíssima zebra.

Dos três gigantes posso assegurar que o espanhol é o grande favorito. Já venceu 6 vezes e apostar contra ele lá é quase um suicídio. Seu jogo foi fabricado para essa quadra e para jogos dramáticos. Para ganhar Paris você tem que ter muito físico, muita paciência, muita força mental, saber se adaptar a diferentes climas e algumas ventanias e mais importante que tudo isso. Ser frio na hora de ganhar. A cara dele certo? Como ele já venceu tantas vezes seus adversários já entrar com uns 3/0 atrás no primeiro set. Quem disse que camiseta não ganha jogo? Com ele isso acontece quase sempre.

Outro ponto positivo do Nadal é que o jogo é muito longo. No tênis sempre comentamos que ganhar de um top em jogos de melhor de 3 sets é bem mais fácil que em melhor de 5 sets. Simples... Você tem que ganhar 3 sets do cara e não 2.

Ponto negativo? Não consigo ver nenhum

Federer. Ele já venceu e com isso tem muito menos pressão nas costas. Lembro do Sampras em Roland Garros e o Federer mesmo antes de vencer. Toda pergunta era se ele um dia venceria. Se ele tinha jogo pra isso. Como ele já venceu pode se dar o luxo de jogar mais solto. Com isso o gênio das quadras pode virar um perigo. Temos que lembrar que ele vai cair do lado de um dos dois (Djoko ou Nadal), na semi ele pode encontrar e complicar a vida deles. O que pode prejudicar o suíço é se ele for escorregando nas rodadas iniciais e tiver que jogar muitos sets a fera pode cansar. Tudo que ele quer é chegar bem até a semifinal e poder encarar as feras de frente.

Outro ponto importante é se vai chover ou não em Paris nesses 15 dias. Sem chuva a quadra fica rápida e ele fica mais chato. Com chuva a quadra fica mais lenta e ele sofre mais.

Djokovic. Hoje ele é uma incógnita. Ele pode voltar a jogar muito e ganhar lá, mas as duas derrotas para o Nadal podem ter feito estragos no sérvio. Dos três é o que mais pode ser surpreendido. Ele vai ter que se focar muito. Vai ter que elevar seu nível outra vez. principalmente nas primeiras rodadas. Se passar as duas primeiras ele começa a voar outra vez.

Achei ele muito sem paciência para trocar bolas e sofrer nos pontos. Isso no ano passado não acontecia. Se ele quiser ter chances em Paris vai ter que mudar sua maneira de encarar os jogos agora.

Bom, é muito difícil prever alguma coisa. Estamos aqui falando que um dos três vai ganhar e dando um monte de motivo. Quem sabe se não aparece um Ferrer, Monfils, Tsonga ou uma zebra gigantesca e vence?

Deixe sua opinião. Quem ganha Roland Garros pra você?