terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Clijsters vai à semi e Wozniacki perde o número 1

Melbourne (Austrália) - O tênis feminino terá uma nova líder na próxima segunda-feira. Caroline Wozniacki deixará o posto após ser derrotada pela belga Kim Clijsters por 6/3 e 7/6 (7-5) nas quartas de final do Australian Open. A atual campeã do torneio enfrenta a bielorrussa Victoria Azarenka em busca da final.
Wozniacki deixará a liderança do ranking após 67 semanas. Criticada por não ter chegado sequer a uma final de Slam durante o seu reinado (ela foi vice do US Open em 2009), a dinamarquesa ficará no máximo na terceira posição após Melbourne. Se Maria Sharapova for à final, Wozniacki cai para a quarta colocação.
Clijsters ocupou a liderança por uma semana em fevereiro do ano passado, no único intervalo nos meses de número 1 de Wozniacki. As duas haviam se enfrentado duas vezes antes desta terça, com duas vitórias da belga. Porém, com a torção que Clijsters sofreu nas oitavas de final, era incerta a condição física da campeã de quatro Slam.
Nos primeiros games da partida, ficou claro que Clijsters pretendia disputar pontos curtos. Com a mão calibrada, a belga acertou belos winners e abriu 5/2 rapidamente. Wozniacki quebrou, mas não suportou a pressão no game seguinte e ficou um set abaixo.
No segundo set, Clijsters também abriu 5/2 e permitiu reação, deixando o placar chegar em 5/5. A decisão foi para um disputado tiebreak, que Clijsters venceu com dois belos winners nos últimos dois pontos. Clijsters chega à semifinal com 4 a 2 de vantagem nos confrontos com Azarenka, mas a bielorrusa venceu o último deles, em Miami.