segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sabe o Gabão? Mano pode encontrá-lo de novo em 2012

O recente amistoso contra o Gabão foi uma página negativa na história da Seleção Brasileira. Adversário conveniente em tempos de dificuldade contra grandes seleções, o país africano recebeu o time de Mano Menezes em algo que lembrava vagamente um campo de futebol.

Pois não é que o Gabão pode voltar a se encontrar com o Brasil? Se o confronto acontecer, desta vez, será em um palco mais adequado, no torneio olímpico de futebol em Londres 2012. Os gaboneses surpreenderam na primeira edição do Campeonato Africano Sub-23, disputado no Marrocos, e conquistaram o título, vencendo os donos da casa por 2 a 1 na final.

Depois de uma derrota esperada na estreia contra o Egito, o Gabão empatou com a África do Sul na segunda partida do grupo e chegou como azarão ao jogo decisivo contra a Costa do Marfim. Venceu de virada, por 3 a 1, e ficou com a vaga nas semifinais. A vitória por 1 a 0 sobre Senegal, na prorrogação, garantiu a inédita classificação para os Jogos Olímpicos.

O Egito, derrotado por Marrocos na outra semifinal, recuperou-se na decisão de terceiro lugar contra os senegaleses e conquistou a terceira vaga direta. Senegal ainda terá uma última oportunidade em abril, quando mede forças com o quarto colocado do Pré-Olímpico asiático em um jogo único na Inglaterra.

Duas das três últimas eliminações do Brasil em Olimpíadas foram contra rivais africanos. "Olha o Kanu, ele é perigooooso, acabou...", lembra-se? É sempre bom ficar de olho aberto, porque a desculpa do "só perdemos para nós mesmos" já perdeu a validade faz tempo.