sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O que aprendemos depois de 10 semanas na NFL

1. Muitos se superam…

Fred Jackson está em grande fase
Fred Jackson está em grande fase
Crédito da imagem: Reuters



Os Giants perderam tantos jogadores por contusão no início da temporada que eles não sabiam se abriam um hospital ou jogavam futebola. Dois meses depois, "los gigantes" estão em primeiro lugar na divisão leste. Corey Webster e Aaron Ross estão jogando muito. Fred Jackson não estava na minha lista dos melhores running backs da NFL. Agora, você conta na mão os jogadores que somam mais jardas que a nova estrela dos Bills. Aaron Rodgers pode quebrar todos os recordes mais importantes da historia da NFL…nessa temporada! Ele ameaça o recorde de Dan Marino (jardas), Drew Brees (aproveitamento), Tom Brady (touchdowns) e Peyton Manning (rating). O cara tem 29 touchdowns, 3 interceptações e perto de 3.000 jardas em 9 jogos. Fala sério, hombre! Admito que esperava uma temporada decente dos 49ers mas peraí…8 vitorias e uma derrota? A melhor defesa da NFL e Alex Smith com 11 touchdowns e 3 interceptações. É quase inacreditável. E por falar em defesa, alguém já parou pra ver a do Houston Texans? No ano passado, ela foi terceira PIOR da NFL, esse ano ela é a terceira MELHOR.

2. Outros nem tanto




Esperávamos bem mais de Vick e cia.
Esperávamos bem mais de Vick e cia.




"Dream Team"? Essa foi a melhor do ano. Acho que Vince Young deveria ter ficado quieto. Muitos já sabem, ele se referia ao Philadelphia Eagles, que fez "grandes" contratações antes da temporada. Até agora tem tudo sido um desastre. Muitos turnovers, costelas quebradas do Michael Vick, Desean Jackson sendo disciplinado e perdendo um jogo, Asante Samuel usando a imprensa para reclamar da diretoria. Tá tudo bem lindo na Filadélfia, né? 3 vitórias e 6 derrotas para o "Clube do pesadelo".

E os Chargers, heim? O que acontece? No ano passado, SD foi o primeiro time da história do planeta a terminar com a melhor defesa e o melhor ataque e não conseguir ir para os playoffs. Phillip Rivers é um dos melhores quarterbacks da NFL e foi o líder da NFL em jardas em 2010. Esse ano, ele é o quarterback que mais entrega a bola para os adversários. Só um pouquinho bipolar.

E por falar em quarterbacks e bipolaridade, podemos ter um grupo de terapia com Josh Freeman e Kevin Kolb? Freeman conduziu sua equipe a 10 vitorias lançando 25 touchdowns e 6 interceptações no ano passado. O barco dos Bucs está naufragando em 2011. Freeman tem 9 touchdowns, 13 interceptações, 4 vitórias e 5 derrotas. Isso dói. E o Kevin Kolb? Ele foi o grande "prêmio" dessa intertemporada, o jogador que ia fazer um time mudar d'água pro vinho. Chegaaa! Coitado dos Cardinals que rubricaram todas as páginas de um contrato de 65 milhões de dólares. Ele tem 8 interceptações e 8 touchdowns em 7 jogos, os números não são bons.


3. Vários calouros estão fazendo a diferença

O calouro, Andy Dalton, joga muito.

O calouro, Andy Dalton, joga muito.
Crédito da imagem: Reuters


Isso é muito legal de ver. Na terra dos Bengals, os novatos Andy Daulton e A.J Green formam uma das melhores duplas da NFL. Em São Francisco, Aldon Smith já tem 6,5 sacks, a defesa dos 49ers é a que menos cedeu pontos na NFL. Cam Newton (Panthers) não demorou muito tempo pra mostrar que tem o que é preciso pra ser um bom QB na NFL. Depois de vários jogos espetaculares, tem muita gente o comparando com os melhores QBs calouros de todos os tempos. Patrick Peterson, basicamente já é o melhor retornador de todos os tempos do Arizona Cardinals com 3 touchdowns. DeMarco Murray quebrou um recorde de Emmit Smith (maior running back de todos os tempos) em seu primeiro jogo como titular, correndo para 253 jardas numa vitória dos Cowboys. Julio Jones (Falcons) fez touchdowns de 50 e 80 jardas no mesmo jogo na semana passada. Uau!

4. Paridade, paridade, paridade

Os Colts estão perdidos sem Manning

Os Colts estão perdidos sem Manning


Isso não é nenhuma novidade. Toda temporada temos times que não foram para os playoffs no ano anterior fazendo barulho. Os Bills, Bengals, Lions, Texans e Cowboys venceram um total de 26 jogos no ano passado (54 derrotas). Eles já somam 29 vitórias em 2011 (17 derrotas) e todos têm grandes chances playoffs. Por outro lado, os Colts (sem Manning) ainda não venceram (0-10) depois de conseguir sua nona vaga consecutiva nos playoffs em 2010. Os Eagles comemoraram o título da divisão leste da NFC no ano passado e agora vão precisar vencer os últimos 7 jogos pra chegar aos playoffs. Os Falcons perderam apenas 3 jogos, New England 2 na temporada passada (27 vitórias). Esse ano, já são 7 derrotas (11 vitórias). E que tal os 49ers? Quem diria que SF estaria com apenas uma derrota em 9 jogos depois de um 2010 desastroso (6-10)? É por isso que a NFL é incrível.


5. Ainda restam 7 semanas, e estou me sentido poético!

Quase todos os times ainda sonham com os playoffs
a não ser que você torça para os Dolphins ou Seahawks.
Restam sete semanas e algumas certezas:
Mais costelas vão quebrar e cabeças rolar numa história de predadores e presas.
Recordes serão atingidos
com grandes retornos, corridas e passes lindos.
Jogadores suando, lutando, gritando e dando o melhor,
e não é nas trincheiras que você vai sentir o cheiro de um perfume Dior.
Um espetáculo que nos traz felicidade e, às vezes dor no coração.
Essa é a NFL, o palco de toda nossa vibração.

**Time que não foi mencionado para ficarmos de olho: Chicago Bears.  Jay Cutler e Matt Forte estão jogando muito.


O que acham? O que tem te chamado a atenção até agora na NFL??