sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Figueirense perde pênalti, Flamengo segura empate e toma lugar do Botafogo no G-5

Grande sensação do Campeonato Brasileiro, o Figueirense esteve muito perto de aprontar mais uma nesta quinta-feira no Engenhão contra o Flamengo, mas Aloísio bateu mal o pênalti sofrido por Wellington Nem, Paulo Victor defendeu e garantiu o 0 a 0, em jogo válido pela 35ª rodada.

O primeiro tempo até teve maior domínio dos comandados por Vanderlei Luxemburgo, mas a falta de pontaria deu a tônica. Enquanto isso, o Figueira perdeu seu artilheiro Júlio César, lesionado, ainda no começo de jogo. A etapa final, porém, teve a equipe visitante tomando a iniciativa, o que deixou a torcida flamenguista impaciente e vaiando seus jogadores.

Ao final da partida, os torcedores gritaram "Time sem vergonha" ao Flamengo.
Ronaldinho Gaúcho até tentou empurrar o Flamengo para o ataque, mas o jogo ficou 0 a 0
Ronaldinho Gaúcho até tentou empurrar o Flamengo para o ataque, mas o jogo ficou 0 a 0
Crédito da imagem: Vipcomm
O resultado deixa o time catarinense com 57 pontos, na quarta colocação, aumentado para 14 o número de jogos sem perder. Para o clube rubro-negro, a igualdade o faz ultrapassar o rival Botafogo e assumir assim a quinta posição com 56, o que daria ao Fla a vaga na fase pré-Libertadores de 2012.

Na próxima rodada, o Figueirense recebe o Fluminense, enquanto o Flamengo visita o Atlético-GO.

O jogo
O Flamengo começou com todo vapor e quase abriu o placar logo com dois minutos. Ronaldinho Gaúcho lançou Léo Moura na área, que tocou para Deivid finalizar, mas em cima de Wilson. O goleiro esticou o braço e salvou o Figueirense de sofrer o revés. No entanto, após o lance, os visitantes acertaram a marcação e passaram a impedir os avanços dos rubro-negros.

Somente aos 14 minutos os donos da casa assustaram novamente. Thiago Neves arriscou de longe e obrigou Wilson a fazer grande defesa. Só que mais uma vez foi um lance isolado do Flamengo. Com isso, o Figueirense passou a buscar mais o ataque e teve sua primeira boa chance aos 29, quando Bruno fez boa jogada individual pela direita ao tentar cruzar, a bola bateu em um defensor rubro-negro e quase entrou. Elias não deixou a bola sair e tocou para Túlio, na entrada da área, chutar em cima da zaga flamenguista desperdiçando outra oportunidade de marcar.

A torcida presente do Engenhão começou a ficar nervosa com a equipe, principalmente pelos seguidos erros de passe no meio. O panorama da partida não mudou, com o Figueirense conseguindso ter mais posse de bola, mas também sem levar perigo ao gol de Paulo Victor. Assim, a partida foi para o intervalo com o empate sem gols no placar.

No segundo tempo, o Flamengo ainda buscou uma pressão inicial, mas viu o Figueirense ter a primeira boa chance aos cinco minutos. Em contra-ataque rápido, Elias arriscou de fora da área e a bola passou a esquerda do gol de Paulo Victor. Mesmo após as entradas dos jovens Muralha e Thomás, os donos da casa seguiram errando muito e acabaram cedendo um contra-ataque rápido aos 15 minutos. Jônatas lançou Wellington Nem, que entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Paulo Victor. Só que na cobrança, o arqueiro se redimiu e defendeu a cobrança feita por Aloísio.

Mesmo com o apoio da torcida, que voltou a empurrar a equipe depois do pênalti defendido, o Flamengo seguiu mal e deixando o Figueirense avançar nos contra-ataques. No entanto, os catarinenses também pecavam no último passe. Somente aos 28 minutos os visitantes criaram nova chance. Elias arriscou do bico da área e quase acertou no ângulo de Paulo Victor.

Um fato curioso aconteceu logo depois. O técnico Vanderlei Luxemburgo chamou o chileno Fierro para entrar, mas a torcida vaiou muito e passou a xingar o comandante de burro. Ao ouvir, ele desistiu da aletração e pediu para que Jael fosse chamado para a alegria da torcida.

Só que as aletrações não surtiram efeito e o jogo seguiu no mesmo ritmo até os minutos finais, quando o Figueirense recuou e viu o Flamengo tentar uma pressão final, mas sem sucesso.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0 X 0 FIGUEIRENSE

Local:
Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de novembro de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Renda: R$ 388.115,00
Público: 24.385 pagantes
Cartão amarelo: Paulo Victor (Flamengo)

FLAMENGO: Paulo Victor; Leonardo Moura, Alex Silva, David Braz e Junior Cesar; Aírton (Muralha), Maldonado, Renato Abreu (Thomás) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Jael). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FIGUEIRENSE: Wilson; Bruno, Edson Silva, Roger Carvalho, Juninho; Ygor, Túlio (Jônatas), Coutinho, Elias (Fernandes); Julio Cesar (Aloísio) e Wellington Nem. Técnico: Jorginho