segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Atletas rejeitam nova oferta de donos, anunciam fim do sindicato, e temporada da NBA está longe de acontecer

A temporada 2011/2012 da NBA está cada vez mais longe de acontecer. Os jogadores não aceitaram a nova proposta feita pelos donos das equipes e vão dissolver a associação que os têm representado nas negociações, revelou nesta segunda-feira o diretor-executivo do sindicato, Billy Hunter.

Desta forma, o fim do locaute imposto pelos proprietários ficará mais difícil de terminar, pois sem um sindicato de jogadores, as conversas terão de ser feitas com cada atleta da liga.

Além disso, a associação terá como último ato um processo contra a NBA, acusando-na de favorecer os donos de equipes e fazer pouco caso do que os atletas propõem.
Jogadores da NBA anunciam que rejeitaram nova oferta de donos de equipes
Jogadores da NBA anunciam que rejeitaram nova oferta de donos de equipes
Crédito da imagem: Reuters
Hunter disse que o sindicato negociou de boa fé durante dois anos e sente que todos deram o bastante, enquanto a NBA "não estava com vontade e preparada para negociar". "Os jogadores sentem que não estão preparados para aceitar qualquer ultimato", continuou o dirigente.

"Daqui para frente, a negociação coletiva não será mais feita desta forma", acrescentou o presidente do sindicato, Derek Fisher. "Vamos deixar nossa equipe legal liderar o caso".

"Esta é a melhor decisão para os jogadores. E agora eles sentem que é importante que nós não tentemos apenas conseguir um acordo assinado para hoje, mas para o corpo de jogadores da NBA que virão para esta liga durante as próximas décadas", esclareceu Derek Fisher, do Los Angeles Lakers.

O principal impasse entre donos de equipes e jogadores é a divisão dos lucros da NBA: até o último acordo coletivo, os atletas recebiam 57% de tudo o que fosse arrecadado, enquanto os proprietários tinham direito aos 43% restantes. Desde o dia 1º de julho, os donos fizeram o locaute, querendo ao menos 50% dos lucros da liga profissional de basquete dos Estados Unidos.

Os jogadores, porém, não aceitaram esta e outras ofertas feitas por seus patrões, e o comissário da NBA, David Stern, deu já três ultimatos. No primeiro, cancelou a pré-temporada e as duas primeiras semanas de partidas; depois, anulou todos os jogos do mês de novembro. Agora, o principal dirigente da liga queria uma resposta até esta terça para que a temporada comece no dia 15 de dezembro.