terça-feira, 4 de outubro de 2011

VÍDEO: Luís Fabiano vai mudar o sentido do jogo tricolor?

Luís Fabiano ainda não tem condições de jogar 90 minutos. Mas já mostrou que pode alterar a noção de profundidade do time são-paulino. A partir de agora haverá sempre um jogador preparado para receber a bola, um especialista no interior da área.

A grande mudança, entretanto, provavelmente não vai acontecer agora. Requer treinamento e jogadores capazes de oferecer ao São Paulo um novo sentido na transição da bola da defesa para o ataque. A velocidade é uma virtude, mas não é a solução de todas as jogadas.

Quando o time ocupa o campo de ataque, às vezes é preciso tocar a bola para construir o espaço, balançar o adversário bem postado defensivamente de um lado para o outro, até o passe em direção ao gol se tornar óbvio.



Veja análise de Paulo Calçade!
No clássico, havia do outro lado um jogador que percebe essa dimensão do jogo. Ronaldinho Gaúcho, mesmo aberto no setor esquerdo, sabe que não precisa e não pode acelerar em direção ao gol o tempo todo. Acelera com o caminho livre, mas sabe como trabalhar diante da marcação.

O São Paulo não tem esse jogador. E Casemiro se transformou num problema. Esquece de seu compromisso com a marcação e se transforma em atacante. Aparece constantemente à frente de Lucas e acaba comprometendo a parcela do time que entende um pouco mais sobre compromisso tático.

O São Paulo joga contra-atacando em todas as situações, mesmo quando o oponente já se posicionou defensivamente. O grupo precisa aprender a ler os detalhes de uma partida.