terça-feira, 4 de outubro de 2011

A mesa está posta

Escrevo o subtítulo acima e logo penso: haverá um futuro nesta temporada? Afinal, na semana passada, o comissário da NBA, David Stern, disse que “enormes consqências” aconteceriam se os jogadores não cedessem em suas reivindicações durante o fim de semana.

O fim de semana veio e se foi. Muitos entenderam a expressão “enormes consequências” como uma ameaça de cancelar a temporada 2011-2012. David Stern primeiro negou que este fosse o significado de suas palavras, depois deixou uma janelinha aberta: sim, este poderia ser o significado.

Na segunda-feira, com as partes ainda engalfinhadas, David Stern já havia mudado de tom: “vocês às vezes me levam a sério demais” – disse aos repórteres.

De fato, cartolas nunca devem ser levados muito a sério.

O grande obstáculo a um entendimento está no fato de que os clubes alegam terem tido um prejuízo coletivo de 300 milhões de dólares na última temporada. (Será verdade mesmo ou os jornalistas os estarão levando “a sério demais?”) Por isto, os proprietários querem reduzir de 57% para 46% a fatia destinada aos salários dos jogadores na arrecadação anual de quatro bilhões de dólares da NBA.

Há ainda discussões sobre o teto salarial e a chamada “luxury tax”, uma multa que os clubes que excedem o teto salarial são obrigados a pagar.

Com a temporada indefinida, diversos jogadores estão rumando para outros pagos, como Danilo Gallinari, que já está na Itália (terra onde nasceu), e Kobe Bryant, que quase certamente irá para lá (terra onde viveu quando garoto), para dez partidas pelo Virtus Bologna, em troca de 3,2 milhões de dólares.

Tiago Splitter, pelo que eu saiba, quer apenas treinar en San Antonio, enquanto espera.

De repente, se e quando a NBA reiniciar suas atividades, os que bateram asas regressarão mais do que depressa.

Afinal, com todos os seus problemas, cartolas pouco sérios, agentes complicados e proprietários gananciosos, a NBA ainda é a galinha dos ovos de ouro.

(Assistam também a meus comentários em video aqui mesmo neste site da ESPN Brasil.)