sexta-feira, 15 de julho de 2011

Kyra Gracie: muito além de apenas uma musa do jiu-jitsu

 

RIO - Se fosse vivo, Hélio Gracie, o precursor do jiu-jitsu no Brasil, teria, certamente, muito orgulho da única mulher faixa-preta da família: Kyra. Não 'apenas' pelo pentacampeonato mundial, o penta pan-americano, o hexa brasileiro, ou por ela ser considerada a musa dessa modalidade no país. Aos 26 anos, essa carioca, da quarta geração da família Gracie, vai muito além das atribuições acima. E a solidariedade é uma das suas maiores armas.
VÍDEO: Kyra treinando com as crianças
FOTOGALERIA: Veja mais fotos de Kyra com as crianças no registro de Jorge William
PERFIL: Fã de música sertaneja e criadora do quimono rosa
Que o digam os 150 alunos do projeto social que ela criou há três anos, em parceria com o empresário Bruno Neves, na Fundação Frei Gaspar, em Vargem Grande. No Kapacidade, Kyra, com a ajuda dos professores Aldir Carvalho e Leonardo de Souza, ensina o esporte a crianças e jovens de comunidades carentes, dos 4 aos 17 anos. O judô é outra modalidade ensinada na ONG, que tem até fila de espera. Novos alunos, agora, só em 2012.
- O projeto, na verdade, vale mais que todas as minhas medalhas. Chegar aqui e receber um abraço, um carinho, ver os pais mais felizes porque eles melhoraram na escola, isso não tem preço - comenta a pentacampeã mundial.
O sorriso estampado no rosto de Kyra durante as aulas comprova isso. E apesar de ter alguns alunos se destacando em competições estaduais, 'tia' Kyra, como é carinhosamente chamada, garante que essa não é a maior meta do Kapacidade.
- Meu objetivo principal não é formar campeões de jiu-jitsu, mas vencedores em qualquer atividade, ver a mudança deles fora do tatame. Podem ser advogados, médicos, quero que eles vivenciem isso em qualquer escolha na vida - comenta a faixa-preta.
As aulas do projeto acontecem de segunda à sexta-feira, das 9h40m às 16h. Quando algum compromisso inadiável a impede de estar no projeto, 'tia' Kyra faz o possível para repor as aulas aos sábados.
O início do projeto - Às vezes é difícil estar aqui, principalmente quando estou na reta final para disputar uma competição. Tem gente que me questiona: 'Pô, Kyra, você perde um dia inteiro para dar aula'. Respondo: 'não perco um dia, eu ganho um dia'. Às vezes, é o que me dá mais forças. Aqui você começa a dar valor ao que realmente importa.
Kyra lembra com carinho de como tudo começou:
- Comecei com essa ideia ao dar aulas em Vargem Grande, em 2007, numa casa chamada família Santa Clara. Esse era um lugar que eu sempre ajudava no Natal e no Dia das Crianças. Lá em casa sempre fomos incentivados a fazer essas ações.
No ano seguinte, após uma temporada em Nova York, a lutadora voltou a morar no Rio e viu que era hora de começar o projeto.
Maycon seguindo os passos da 'tia' Kyra - Voltei a dar aula em Vargem Grande e o Bruno tinha este espaço e a gente resolveu abrir aqui também. Foi quando nos juntamos e fundamos o Instituto Kapacidade. Oficialmente o projeto começou há um ano.
Morador de uma comunidade próxima ao projeto, o pequeno Maicon Borges da Conceição, de 9 anos, é um dos xodós da professora Kyra.
Faixa amarela, Maicon faz parte do Kapacidade praticamente desde o início.
- Gosto muito de lutar. E quando crescer, quero vencer como a 'tia' Kyra.
Há poucos meses, ao levar Maicon até a comunidade onde mora, após uma competição, Kyra não se conteve, ao perguntar ao pequeno campeão onde ele dormia.
- O Maicon me respondeu: 'Meu irmão dorme aqui na sala, no sofá. Eu durmo naquele saco plástico, no chão'. Na mesma hora, liguei para o Bruno Neves e compramos a cama para o Maicon - recorda.
A pentacampeã mundial é só elogios ao aluno:
- Ele é super dedicado, tem um talento enorme. Com certeza o jiu-jitsu poderá levá-lo a outro patamar, vai poder conhecer o mundo, ajudar a família.
Para participar do Kapacidade, é preciso estar matriculado em escola pública. Como a maioria dos participantes do projeto, Maicon é aluno da Escola Municipal Frei Gaspar, onde cursa o terceiro ano.
Apesar da dedicação ao Kapacidade, Kyra segue competindo. E o próximo compromisso é o Torneio de Abu Dabi, em Londres, que foi criado por um sheik árabe e tem etapas ao redor do mundo.