segunda-feira, 20 de junho de 2011

Era Joel começa no Cruzeiro com liberação de titulares que estavam lesionados

Substituto de Cuca, que pediu demissão no domingo, o técnico Joel Santana começa o seu trabalho no Cruzeiro, nesta segunda-feira, quando terá o primeiro contato com os jogadores, às 15h30. A primeira missão do experiente treinador será recuperar a confiança dos jogadores para buscar a primeira vitória na atual edição do Brasileiro, no próximo sábado, às 21h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, contra o Coritiba. Na parte da manhã, Joel se reunirá com a diretoria do clube, incluindo o presidente Zezé Perrella.
Para facilitar um pouco sua tarefa, o novo treinador cruzeirense deverá contar com três jogadores, que estavam nos departamentos médico e físico. Dois deles – o meia Roger e o atacante Thiago Ribeiro –, eram titulares com Cuca e só não estavam jogando por contusão.
O terceiro, o jovem Diego Renan, que é opção para as duas laterais, não vinha atuado com Cuca, o que gerou a insatisfação do atleta. Depois ele sofreu um estiramento muscular na coxa esquerda e, semana passada, chegou a fazer parte dos planos do antigo treinador para o clássico com o América-MG, mas acabou vetado pelo departamento físico.
O meia Roger, que é uma das esperanças de melhoria na criatividade do time celeste, recuperou-se de um estiramento na panturrilha esquerda e só não atuou contra o América, por ainda não estar 100% fisicamente.
Thiago Ribeiro, que era titular no ataque, ao lado de Wallyson, está em fase final de tratamento de uma tendinite no tornozelo esquerdo. Caso se recupere e treine durante a semana com seus companheiros também poderá reaparecer contra o Coritiba, no próximo sábado, às 21h.
Joel Santana fará sua estreia diante do time paranaense já pressionado, pelo fato de o Cruzeiro ainda não ter vencido e estar na zona de rebaixamento do Brasileirão. Em cinco partidas, sob o comando de Cuca na atual competição, o time celeste empatou três, diante de Palmeiras, Santos e América-MG, todos por 1 a 1, perdendo para Figueirense (1 a 0) e Fluminense (2 a 1).
O treinador carioca, de 62 anos, acertou contrato com o Cruzeiro até 31 de dezembro deste ano. Joel Natalino Santana foi zagueiro do Vasco da Gama-RJ e do América-RN. Como treinador, foi campeão brasileiro (Copa João Havelange) e da Copa Mercosul em 2000, com o Vasco. Além disso, ele é o único técnico que já foi campeão carioca com os quatro grandes clubes do Rio (Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense).
Apesar de ser um treinador bastante identificado com o futebol carioca, Joel Santana já trabalhou em clubes da Bahia, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e distrito federal, mas comandará pela primeira vez um time mineiro. A apresentação oficial de Joel Santana será às 14h30 desta segunda-feira e uma hora depois terá o primeiro contato com o grupo de jogadores, que se reapresentam