quarta-feira, 23 de março de 2011

musa esporte Técnico de Gales recorre a miss por 'hino estrondoso' contra a Inglaterra

O técnico de País de Gales decidiu inovar e pretende criar um som ensurdecedor no próprio dialeto do país durante a execução do hino nacional contra a Inglaterra no próximo sábado, no Estádio Millenium, às 12h, em jogo das Eliminatáorias da Eurocopa de 2012. Para isso, usará uma arma secreta.

Sabendo que boa parte de seus jogadores não sabe falar o tradicional galês, Gary Speed recorreu à beleza e à voz da miss País de Gales 2010, Courtenay Hamilton, para incentivar os atletas a aderirem à ideia. O objetivo é imitar a seleção de rúgbi, que já canta 'Hen Wlad Fy Nhadau' (Land of my Fathers, em inglês, algo como Terra dos meus Pais, em português) em suas partidas.

Hamilton será a responsável por interpretar a letra em Cardiff, e Speed tem como ideia que atletas e os cerca de 70 mil torcedores entoem juntos o hino para criar um frisson positivo para os donos da casa e tentar intimidar os ingleses. Os jogadores galeses já foram criticados no passado por não cantarem o som oficial do país.

A bela Courtenay Hamilton é a arma do técnico galês para hino na língua oficial do país
A bela Courtenay Hamilton é a arma do técnico galês para hino na língua oficial do país

O atacante Steve Morison, que joga no Milwall e é inglês, tendo chegado à seleção por conta de seu avô galês, pediu calma e disse que está aprendendo a letra. "Tivemos uma das primeiras aulas no domingo, estou indo bem, mas acredito que ninguém espere que já saibamos palavra por palavra", afirmou.

"Nós vimos a seleção de rúgbi cantando contra a Inglaterra [pelo Six Nations]. Você sente o som da multidão atrás de você. É algo que todos nós estamos começando a fazer e tem a ver com o sentir a paixão, a crença de volta", seguiu o jogador, aprovando a ideia.

País de Gales ainda não conquistou pontos em três partidas e aparece como lanterna do grupo G, no qual Montenegro, com um jogo a mais, lidera com 10, três à frente da Inglaterra. Suíça e Bulgária, com três cada, também estão na chave.