sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Experientes, Clijsters e Li buscam título inédito

Melbourne (Austrália) – Apesar do ranking ser liderado por uma tenista de 20 anos, Caroline Wozniacki, as últimas quatro finais de Grand Slam tiveram apenas jogadoras com 25 anos ou mais. A decisão do Aberto da Austrália entre Kim Clijsters e Na Li neste sabado será a quinta seguida, e dará um título inédito às experientes jogadoras.
Porém, por mais que Li seja um ano mais velha que Clijsters, que tem 27 anos, o currículo da belga é muito mais impressionante. Enquanto a mãe de Jada disputa sua oitava final de Slam, a chinesa é idolatrada por seus compatriotas por ser a primeira tenista do país (e da região asiática) a atingir tal feito e ter entrado no top 10, para onde retornará na semana que vem.
Várias estatísticas apontam o favoritismo de Clijsters, como o fato da belga ter apenas perdido duas partidas de Slam desde que voltou a jogar, em agosto de 2009. O aproveitamento da futura número 2 em quadras duras é de 83%, superado apenas por Serena Williams entre as tenistas em atividade (84%).
Em Melbourne, Clijsters perdeu apenas duas vezes para jogadoras fora do top 10, em 2000 e 2010. Sua algoz em finais de Slam é a compatriota recentemente aposentada Justine Henin, que a bateu em três das sete finais que fez. Desde que retornou ao tênis, Clijsters só perdeu para uma jogadora mais de uma vez, para a russa Vera Zvonareva.
Se for campeã, Clijsters igualará Chris Evert em número de títulos em quadra dura na Era Aberta, 32, terceira maior marca da história. Apenas Steffi Graf (37) e Lindsey Daverport (34) ostentam mais conquistas. Também poderá vencer dois Slam seguidos, feito atingido pela última vez por Serena Williams em 2008/2009.
A maior esperança de Na Li está na vitória que a chinesa conquistou na final de Sydney, antes de Melbourne. Foi a primeira derrota de Clijsters numa final desde a volta às quadras. Li pode se tornar a décima tenista da Era Aberta a ganhar seu primeiro Slam na Austrália e já é a finalista mais velha em Melbourne desde Chris Evert em 1988 (33 anos). Entre as tenistas em atividade, apenas Francesca Schiavone ganhou seu primeiro Slam com mais idade que Li (29 e 11 meses). Confira os perfis e o confronto direto das finalistas do Aberto da Austrália:

(3)Kim Clijsters
Ranking: Será a número 2 do mundo semana que vem, posição que ocupou pela última vez em 2006.
Idade: 27 anos
Treinador: Wim Fissette.
Títulos na carreira: 40
Tricampeã do US Open
Vice-campeã do Aberto da Austrália em 2004
Campanha: Dinara Safina, Carla Suarez Navarro, Alizé Cornet, Ekaterina Makarova, Agnieszka Radwanska e Vera Zvonareva.
Games perdidos: 36.
Tempo total em quadra: 7h32.
(9) Na Li
Ranking: Será a número 7 se perder a final, número 5 se vencer.
Idade: 28 anos
Treinador: Jiang Shan.
Títulos na carreira: 4
Semifinalista do Aberto da Austrália em 2010
Campanha: Sofia Arvidsson, Evgeniya Rodina, Barbora Zahlavova Strycova, Victoria Azarenka, Andrea Petkovic e Caroline Wozniacki.
Games perdidos: 40.
Tempo total em quadra: 9h24.
Confronto direto
Clijsters 4x2
2006 – Sydney – Clijsters
2006 – Wimbledon – Clijsters
2007 – Sydney – Clijsters
2007 – Miami – Li
2011 – Sydney – Li