domingo, 15 de novembro de 2015

Sharapova vira e Rússia lidera final da Fed Cup

Praga (República Tcheca) - As líderes da República Tcheca e da Rússia fizeram uma batalha de 2h33 neste domingo para desempatar a decisão da Fed Cup, com muita tensão e bons pontos, especialmente no segundo set.. Diante do ótimo início de jogo de Petra Kvitova, Maria Sharapova lutou pela virada e colocou as visitantes em vantagem em Praga, om parciais de 3/6, 6/4 e 6/2.
Sharapova empatou a final no sábado, ao bater Karolina Pliskova, e virou o confronto em duelo de top 10. Seu retrospecto contra Kvitova passa para 7 a 4 e, na Fed Cup, a número 4 do mundo passa para 7-1. A Rússia fica a uma vitória do quinto título.
Esta foi a primeira vez desde 2000 que duas jogadoras com mais de um título de Grand Slam se enfrentaram na decisão da competição por países. Kvitova vinha de nove vitórias seguidas em casa e agora vê o tetra um pouco mais distante. No quarto jogo do confronto, estão escaladas Pliskova e a russa Anastasia Pavlyuchenkova.
A canhota foi superior desde o início do jogo, conseguindo a quebra no primeiro game. Apesar de acertar apenas 35% de primeiro saque, ela cedeu um ponto em cada game de saque e não foi ameaçada.
Sharapova, por sua vez, salvou break point para evitar desvantagem de 3/0, encarou 30-30 em mais dois games e perdeu a parcial com a segunda quebra. Mais à vontade em quadra, Kvitova agrediu desde a devolução e terminou o set com 13 winners e sete erros não forçados. A russa, com o mesmo número de erros, disparou somente quatro winners.
O equilíbrio apareceu na segunda parcial, quando a tcheca enfrentou os dois primeiros break points e no game seguinte, o mais longo do jogo, Sharapova escapou de quatro chances. A russa liderou pela primeira vez ao fazer 3/2, mas, em um game muito ruim, com dupla falta e deixadinha na rede, foi quebrada de zero logo em seguida.
O momento aumentou a tensão e o nível dos pontos. Kvitova saiu de 15-40 com um contra-ataque de forehand na corrida e teve uma chance para fazer 5/3. Porém, foram as devoluções de Sharapova que lhe renderam a quebra e a ex-número 1 não desperdiçou a vantagem em 5/4.
No set decisivo, os primeiros quatro games foram confirmados rapidamente e depois disso a tcheca sucumbiu. Errando muito, Kvitova não acompanhou o volume de jogo de Sharapova e perdeu cinco games seguidos.