quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Teliana equilibra, mas Pennetta prevalece na China

Pequim (China) - Em sua terceira partida na carreira contra uma top 10, Teliana venceu um set e chegou a equilibrar as ações também na última parcial, mas não resistiu ao favoritismo de Flavia Pennetta. A italiana, sexta do ranking mundial e campeã do US Open, conseguiu a virada contra a número 1 do Brasil e 52ª colocada, com parciais de 3/6, 6/0 e 6/4 em 1h58 para avançar às oitavas do forte Premier Mandatory de Pequim.

É certo que Teliana alcançará o melhor ranking na carreira, graças aos importantes 65 pontos por ter avançado uma rodada na capital chinesa, chegando ao 46º lugar. Depois de jogar dois torneios de nível Premier, em Wuhan e em Pequim, Teliana seguirá na China para seu último compromisso na temporada. O próximo WTA será de nível International, na cidade de Tianjin.

Além de sua característica solidez para trocas de bola do fundo de quadra, Teliana conseguiu aspectos importantes, vencendo 4 pontos em 8 subidas à rede e disparar winners de forehand. A pernambucana terminou o jogo com 17 bolas vencedoras, diante de 27 anotadas por Pennetta. Por conta de estilo mais agressivo e de um primeiro set vacilante, a italiana cometeu 41 erros não-forçados contra 26 de Teliana. Nas oitavas de final, Pennetta duela com a russa Anastasia Pavlyuchenkova.

Em um primeiro set com cinco quebras de serviço, Teliana se aproveitou da falta de ritmo da italiana, que fazia apenas seu segundo jogo desde o US Open. Durante a parcial, Pennetta acertou apenas 38% do primeiro set, conseguiu só três winners e cometeu 22 erros não-forçados.

A pernambucana, depois de um começo um pouco complicado, conseguiu repetir na quadra dura a firmeza de fundo que costumava mostrar no saibro e aproveitou todas as chances que teve para quebrar três vezes seguidas.

No entanto, Pennetta rapidamente estabeleceu o domínio do segundo set. A italiana atacou bastante nas devoluções, fazendo com que a número 1 do Brasil conseguisse só três pontos em seu saque, e dez ao todo durante todo o set. O número de erros da campeã do US Open caiu de 22 para apenas 4.

Logo no começo do terceiro set, Pennetta precisou salvar três break points em um longo game de 11 minutos. A italiana quebrou logo no game seguinte e chegou a abrir 4/1 no último set. Teliana conseguiu devolver a quebra no sétimo game e buscar o empate por 4/4, mas a experiência da italiana de 33 anos fez a diferença nos pontos decisivos.

Pennetta confirmou o serviço rapidamente e deixou Teliana com a difícil missão de sacar para permanecer no jogo. Mesmo colocando três primeiros saques em quadra, Teliana não conseguiu pontuar no último game da partida, já que Pennetta foi sólida e esperou por três erros da brasileira, além de ganhar um ponto em disputa na rede.