quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Pequim (China) - A inesperada derrota na semifinal do US Open ainda está na cabeça de Serena Williams. Depois de ficar a duas vitórias de ganhar os quatro Grand Slam em uma única temporada, a número 1 do mundo decidiu encerrar sua temporada, desistindo do WTA Premier Mandatory de Pequim, na próxima semana, e até do WTA Finals em Cingapura, que começa no dia 25.
“Não é segredo que joguei a maior parte do ano machucada, fosse meu cotovelo, fosse meu joelho ou, nos momentos finais de um certo jogo em Flushing (Meadows), meu coração”, explicou a norte-americana, em nota divulgada no site do torneio de Pequim.
“Essa é uma decisão muito difícil, mas tomei pelo amor ao jogo. Planejo voltar a treinar e a jogar exibições no final do ano. Eu cresci mais neste ano do que talvez em qualquer outro ponto da minha carreira. A família do tênis, nossos fãs, me abraçaram e me apoiaram de maneiras que nunca imaginei”, acrescentou.
Um dia antes do anúncio oficial das desistências, seu treinador já tinha dado indícios de que a falta de motivação poderia ser um problema no final do ano. “Não acho que ela deveria jogar se a sua motivação não for alta o bastante. Qualquer derrota é muito doída para ela, mas essa foi mais do que o normal, então leva tempo para se recuperar”, disse Patrick Mouratoglou, lembrando o revés no US Open.
Pequim e Cingapura são torneios obrigatórios e Serena deverá receber uma multa por não jogar. Com o anúncio, ela encerra o ano com 53 vitórias, três derrotas e cinco títulos – Australian Open, Miami, Roland Garros, Wimbledon e Cincinnati. As derrotas foram todas em semifinais – Petra Kvitova em Madri, Belinda Bencic em Toronto e Roberta Vinci no US Open. Ao longo do ano, Serena deu w.o. em três torneios, que não entram na conta de derrotas.
Encerrar o ano antecipadamente não é uma novidade para Serena. Em 2011, ela não jogou mais depois do vice no US Open. No ano seguinte, triunfou em Nova York e só voltou no Finals, que também ganhou. Serena, aliás, é pentacampeã do torneio que reúne as oito melhores da temporada e ficou com o título nos últimos três anos.
Sharapova também não joga em Pequim - Depois do retorno frustrado em Wuhan, em que abandonou a estreia com dores no braço esquerdo, Maria Sharapova desistiu do WTA de Pequim. A russa número 3 do mundo se disse “decepcionada por não poder defender o título”. Ela busca se recuperar a tempo de disputar o Finals e a decisão da Fed Cup.